11/03/2013 - Comunicação
Prefeitura e UFSC firmam parcerias em várias áreas
Ação envolverá obras, saúde, educação, esportes e cultura

foto/divulgação: AGECOM/UFSC

Parceria em prol da cidade

A Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina estão dando inicio a uma série de reuniões visando a formação de uma parceria entre as duas entidades. O objetivo principal será o desenvolvimento e a execução  de projetos e ações em prol da cidade. Esta manhã o prefeito César Souza Júnior esteve reunido com a reitora da UFSC, Roselene Neckel, para tratar deste tema e da duplicação da Rua  Antônio Edu Vieira. O evento contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Obras, João Amim, e de secretários municipais e pró-reitores daquela instituição.

Ficou definido que haverá reuniões especificas envolvendo técnicos das duas instituições. Um dos pontos a serem debatidos será a elaboração de um Plano Diretor, que segundo o prefeito deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores ainda este ano. “A cidade não pode prescindir desta parceria com a UFSC”, destacou César Souza Júnior.

Outro tema que será alvo desta parceria é a questão da mobilidade urbana, em especial da região do entorno da UFSC. Haverá ainda uma preocupação com a questão social nos bairros da Serrinha e do Pantanal. Outra região que também merecerá o mesmo interesse será o bairro da Tapera. Já no Itacorubi a ideia será a implantação de um Jardim Botânico. “Não há registro nos arquivos da UFSC de outra reunião deste tipo, envolvendo as principais autoridades destas duas instituições para debater uma proposta de parceria”, destacou a reitora.

• DUPLICAÇÃO DA RUA ANTONIO EDU VIEIRA

Durante encontro realizado na manhã de hoje na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que marcou a reaproximação da instituição com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira recebeu destaque. Obra fundamental para a mobilidade da cidade e há muito debatida, ela só é viável a partir da seção de área hoje ocupada pela UFSC.

Na semana passada o Governo Federal confirmou a destinação de R$ 10 milhões para a realização da obra e hoje prefeitura e UFSC deram o primeiro passo para o fim do impasse. O prefeito Cesar Souza Júnior salientou a importância de realizar uma obra que contemple a demanda da região. “Queremos uma solução definitiva e não paliativa daí a importância de realizarmos a total duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira e descartar a hipótese do binário”.

A par da intenção da prefeitura, a reitora Roselane Neckel convidou representantes da prefeitura a fazer parte do Conselho de Mobilidade da UFSC, para onde foram apontados os nomes dos secretários Dalmo Vieira Filho, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e João Amin, de Obras, além do procurador Julio Cesar Marcellino Júnior.

Na próxima quarta-feira, às 14 horas, o secretário João Amin e sua equipe apresentam na reitoria da universidade a proposta de duplicação ao Conselho.