11/03/2013 - Governo
Força-tarefa busca resolver problemas causados pelas chuvas
Prejuízos foram verificados em pelo menos cinco distritos e nove bairros da área centralda cidade

Força-tarefa da Prefeitura de Florianópolis está buscando resolver os problemas causados pelas chuvas do final de semana que afetaram pelo menos cinco distritos (Rio Vermelho, Campeche, Lagoa da Conceição, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses) e nove bairros da área central da cidade (Centro, Trindade, Saco dos Limões, Carvoeira, Costeira do Pirajubaé, Agronômica, Caeira, Itacorubi e Monte Verde). Relatório dos estragos realizado pela Secretaria de Obras já foi entregue ao prefeito Cesar Souza Júnior.

No Rio Vermelho, houve um assoreamento do rio que dá nome ao distrito, bem como de córregos e valas da região, e o alagamento da rua Cândido Pereira dos Anjos por falta de drenagem.

No distrito do Campeche, cinco ruas sofreram prejuízos, sendo que a Maria Cordeiro foi inundada e teve uma erosão; a Valdomiro Vieira e a Bosque dos Araçás, alagamentos de residências; a Laureano, alagamento por drenagem obstruída, e a João Cândido da Rocha, tanto desmoronamento de parte da rua quanto risco de tombamento de muro. Já no Morro das Pedras, além de assoreamento de córregos e valas, aconteceu um alagamento na SC-406.

Na Lagoa da Conceição, a Costa sofreu erosão em toda sua trilha, grande parte da calçada de concreto foi danificada, e duas pontes foram arrancadas pelas enxurradas. Também foi verificado o assoreamento de valas, córregos e da drenagem de várias ruas. Na avenida Prefeito Acácio Santiago e na rua Pacheco da Costa, especificamente, o problema decorreu de erosões.

No Distrito da Cachoeira do Bom Jesus houve assoreamento de todos os canais, além de valas e córregos. Na Vargem Grande, uma erosão atingiu as ruas Agralia e Nelson Leopoldo dos Santos, e na Vargem do Bom Jesus, os prejuízos decorreram do alagamento ocasionado pela obstrução da drenagem com aterro de terreno vizinho à SC-403.

Nos Ingleses, aconteceu assoreamento semelhante, também envolvendo rios, e ainda uma assoreamento da drenagem das ruas Isabel Vieira Pacífico, Graciliano Manoel Gomes, Dário Manoel Cardoso, Ricardo neves, Cipriano Vasques, Nossa Senhora do Amparo e Airton Senna.

Pavimentações comprometidas

A Vila Kinceski, localizada no Centro, e 14 ruas e servidões de nove bairros da cidade, tiveram suas pavimentações comprometidas. São elas:

Rua/Servidão

Itacorubi

Servidão Olga Lacerda

Monte Verde

A Procuradoria Geral do Município chegou a verificar a possibilidade de elaborar um decreto de emergência voltado exclusivamente ao atendimento das necessidades da comunidade do Morro do Horácio, que teve sua principal via interditada para o tráfego de veículos pesados. Mas a medida foi descartada, juridicamente, uma vez que não ocorreram prejuízos a imóveis.

Vale destacar que integram a força-tarefa da PMF as Secretarias de Obras, de Habitação e Saneamento Ambiental, de Segurança e Defesa do Cidadão, e a Companhia Melhoramentos da Capital.