13/03/2013 - Comunicação
Prefeitura apóia Procissão do Senhor dos Passos
Evento principal acontece no próximo domingo a partir das 16 horas na região central de Florianópolis

foto/divulgação: João Cavallazzi

Procissão de 2012

A Prefeitura de Florianópolis irá garantir toda a infraestrutura necessária para a realização no próximo final de semana da 247ª Procissão do Senhor dos Passos. A garantia foi dada nesta quarta-feira pelo prefeito da capital, César Souza Júnior, durante reunião na sede da CDL.

A solenidade contou com a participação do provedor da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, José Carlos Pacheco, organizador do evento, do vice-proverdor, Luiz Mário Machado, do vice-prefeito e secretário de Obras, João Amin, de representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e de órgãos municipais.

A expectativa da organização do evento é de que mais de 40 mil pessoas participem no domingo a tarde da procissão. A Secretaria  de Transportes já garantiu junto às empresas do transporte coletivo ônibus extras no período. O mesmo procedimento deverá ser adotado pelas empresas que operam as linhas intermunicipais. “Este é um evento tombado pelo Patrimônio Histórico e considerado Bem Imaterial da Humanidade”, contou o provedor da Irmandade.

Já nesta sexta-feira a COSIP estará instalando holofotes de apoio no trajeto da procissão. Eventuais problemas nos pisos de vias e calçadas serão corrigidos pela Secretaria de Obras, enquanto a COMCAP se encarregara da pintura dos meios-fios. A Floram já deu inicio a poda de arvores na praça XV de Novembro, bem como ao plantio de flores.

A Guarda Municipal será responsável pela interrupção do trânsito no entorno da Catedral Metropolitana no sábado a partir das 17 horas e no domingo a partir das 13 horas, bem como pela proibição de estacionamento de veículos. Já a segurança dos participantes será garantida pela Policia Militar e Corpo de Bombeiros,que manterá uma ambulância no local. “Este não é apenas um evento de uma religião, mas sim uma manifestação cultural de quase 250 anos de existência”, destacou o prefeito César Souza Júnior.