13/03/2013 - Social
Secretária Nacional vem a posse do Conselho de Juventude
Órgão será composto por representantes da Prefeitura e da sociedade civil

A Secretária Nacional de Juventude, Severine Carmen Macedo, participa às 18 horas desta quinta (14/03), em Florianópolis, da solenidade de posse do Conselho Municipal de Juventude. O evento vai acontecer no gabinete do prefeito Cesar Souza Júnior e, além de contar com a presença da Secretária e do prefeito, terá a participação do Coordenador de Juventude da Prefeitura, Guilherme Pontes, e de representantes de entidades civis.

O Conselho Municipal de Juventude foi criado em 2010, mas só agora está sendo implantado e considerado como prioridade. Trata-se de um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, fiscalizador e de composição paritária entre o governo e a sociedade civil com a finalidade de formular e propor diretrizes voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude.

Por parte da administração municipal, o Conselho será representado pelas Secretarias de Assistência Social, de Educação, da Saúde, e de Turismo, Cultura e Esporte (Setur); pela Fundação Franklin Cascaes, pela Fundação Municipal de Esporte e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria de Juventude, vinculada ao gabinete do prefeito. E, por parte da sociedade civil, terá representação de grêmios e entidades estudantis, instituições de ensino superior, movimentos religiosos, e entidades empresariais, de etnias e raças, de mulheres, de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, e de associações comunitárias.

“É uma política que consideramos muito importante porque através dela abrimos diálogo com a sociedade”, ressalta Pontes, responsável pela organização da agenda da visita da Secretária Nacional de Juventude à Florianópolis. Ele, aliás, vai apresentá-la ao espaço da comunidade do Mont Serrat em que se pretende construir a primeira Praça da Juventude de Santa Catarina, a exemplo do que vem acontecendo em outras regiões do país, com o apoio do governo federal. A ideia é que a praça tenha quadra poliesportiva coberta, pistas de skate e para caminhada, e teatro de arena, entre outras estruturas.

Na ida ao Maciço do Morro da Cruz, na tarde desta quinta-feira, às 15 hs, Severine também vai visitar os projetos sociais do padre Vilson Groh e, em seguida, ter uma conversa sobre a política de capacitação e inserção no mercado de trabalho para os jovens de periferia, no Centro Cultural Escrava Anastácia. Questões ligadas ao emprego, renda e inserção do jovem no mercado de trabalho, no entanto, também serão assunto da reunião que a Secretária federal terá no seu primeiro compromisso na cidade, ainda pela manhã, às 9h30, com entidades ligadas à juventude, na Setur.