15/03/2013 - Social
Conselho de Juventude terá apoio nacional
Secretária Severine Carmen Macedo defende atuação dos jovens em favor do desenvolvimento sustentável

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito, Guilherme Pontes e Severine Macedo

A Secretária Nacional de Juventude, Severine Carmen Macedo, prestigiou, na noite desta quinta-feira, a posse dos primeiros membros do Conselho Municipal de Juventude.

“Quero ser grande parceira à frente da Secretaria não só porque sou de Santa Catarina, mas porque de fato essa é a nossa tarefa no governo federal”, destacou Severine, que é natural da cidade de Anita Garibaldi.

Na ocasião, a Secretária destacou a importância de se abrirem novas frentes de ação contra mazelas sociais como os ataques a jovens negros das periferias por armas de fogo. Segundo Severine, eles representam 70% dos homicídios ocorridos no País.

“É como se caíssem oito aviões lotados de jovens todo mês”, comparou.

Mostrando-se satisfeita com a implantação do Conselho Municipal de Juventude, em Florianópolis, Severine defendeu ainda “que a juventude não seja apenas alvo das políticas públicas, mas participante ativa e promotora do desenvolvimento sustentável”.

O Coordenador de Juventude da Prefeitura, Guilherme Pontes, por sua vez, prometeu não só fazer a sua parte como envolver os vários segmentos de jovens da cidade neste sentido. “Agora a gente tem a grande tarefa de construir junto a política de juventude de Florianópolis”.

Já o prefeito Cesar Souza Júnior, que aos 33 anos foi eleito prefeito da Capital e foi enaltecido pela Secretária por ser liderança jovem em função estratégica, chamou atenção para a necessidade de se proteger os jovens, sobretudo, do uso de drogas. “Este é o primeiro caminho para o crime e o crime faz perder a sua humanidade. E queremos uma cidade mais humana”, salientou.

Cesar deixou claro que o Conselho Municipal de Juventude terá muito trabalho adiante. “Veio mudar uma situação e vai nos ajudar muito”.

Atuação do Conselho

O Conselho Municipal de Juventude foi criado em 2010, mas só agora está sendo implantado e considerado como prioridade. Trata-se de um órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, fiscalizador e de composição paritária entre o governo e a sociedade civil com a finalidade de formular e propor diretrizes voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude.

Por parte da administração municipal, o Conselho será representado pelas Secretarias de Assistência Social, de Educação, da Saúde, e de Turismo, Cultura e Esporte (Setur); pela Fundação Franklin Cascaes, pela Fundação Municipal de Esporte e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria de Juventude, vinculada ao gabinete do prefeito. E, por parte da sociedade civil, terá representação de grêmios e entidades estudantis, instituições de ensino superior, movimentos religiosos, e entidades empresariais, de etnias e raças, de mulheres, de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, e de associações comunitárias.