21/03/2013 - Tecnologia
Florianópolis será pólo internacional de inovação
Projeto "Rota da Inovação" foi lançado ontem com este objetivo

foto/divulgação: Mauro Vaz

Assinatura de convênio para a execução da Rota da Inovação

A cidade de Florianópolis, que já é conhecida como “Capital da Inovação”, vai transformar-se em pólo internacional de inovação. Projeto neste sentido denominado “Rota da Inovação” foi lançado hoje à tarde pela Prefeitura, no Sapiens Parque, em comemoração aos 287 anos do município.

O projeto tem como objetivo criar um roteiro tecnológico, econômico e turístico, ligando o aeroporto internacional Hercílio Luz, no Sul da Ilha, ao Sapiens Parque, no Norte. A ideia é destacar as principais instituições relacionadas à inovação, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento econômico, localizadas num trecho de 40 quilômetros.

É que, no trajeto entre o aeroporto e o Sapiens, ficam o terreno do futuro Parque Viva Ciência, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fundação CERTI, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Oi, o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), o Centro de Educação Superior UNICA, o Parque Tecnológico Alfa, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (SENAI), entre outras instituições da área.

“É daqui que vamos fazer uma cidade inteligente”, ressaltou o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves, que destacou que o “Rota da Inovação” vem atender a uma expectativa do prefeito Cesar Souza Júnior. “A população vai ter que respirar que somos uma cidade inovadora”, orientou o prefeito.

O professor Luiz Salomão Ribas Gomes, do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO), da UFSC, responsável pela execução do projeto conforme convênio firmado, deixou claro, aliás, que se pretende envolver a sociedade no processo pró-criativo que será desenvolvido.

E o vice-prefeito de Florianópolis, João Amin, que participou do evento de lançamento do “Rota da Inovação” representando o prefeito, chamou atenção para o fato de que a iniciativa vai promover a integração social inclusive de pessoas menos favorecidas. “Vai dar pontapé para essa proximidade”, comemorou.

A realização do projeto é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a UFSC, Fundação CERTI, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Sapiens Parque.

Orelhões com Wi-Fi

No evento no Sapiens Park, a Prefeitura também firmou protocolo de cooperação com a empresa Oi para instalar até o final do ano 30 telefones de uso público (os chamados “orelhões”) com acesso gratuito e ilimitado à internet por tecnologia wi-fi.

A medida vai beneficiar clientes Oi Velox, Oi Velox 3G (acima de 250 MB), Oi Dados (acima de 500 MB), Oi Conta Total e Oi Smartphone, e também usuários do Brasil e do exterior vinculados a outras operadoras que tenham um dispositivo compatível com a tecnologia wi-fi. Neste caso, estes usuários poderão se conectar à internet gratuitamente por até 15 minutos por dia.

O serviço é inédito no País, e testes já estão sendo realizados desde outubro do ano passado, razão pela qual um orelhão com wi-fi já encontra-se em funcionamento no largo da Catedral. Os outros 29, no entanto, serão instalados em pontos a serem ainda definidos, que vão além da “Rota da Inovação”.

Para a conexão, o usuário precisará procurar as redes sem fio disponíveis em um aparelho compatível com a tecnologia wi-fi, selecionar a rede “Oi Wifi”, abrir o navegador para acessar a página de registo do Oi Wifi, preencher seus dados pessoais (nome completo, telefone, e-mail e CPF) e iniciar a navegação.