02/04/2013 - Comunicação
Florianópolis terá novos postos do SINE
Descentralização começa com a inauguração do posto do Norte da Ilha

Os cidadãos de Florianópolis vão dispor de novos postos de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (SINE) do Ministério do Trabalho e Emprego. A partir desta quarta-feira (03), quem reside no Norte da Ilha já não vai mais precisar se deslocar até o Centro para  solicitar o seu seguro-desemprego ou informar-se sobre vagas de emprego disponíveis no mercado, por exemplo. Estes e outros serviços poderão ser feitos no posto do SINE que funcionará junto ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) de Canasvieiras, à Rua José Rosa, nº 408.

A inauguração do posto está marcada para as 10 horas e contará com a presença do prefeito Cesar Souza Júnior, do Superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, e do Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva. O ato administrativo é alusivo ao aniversário de 287 anos de Florianópolis.

A descentralização do SINE é inédita na história do município. Ela está sendo viabilizada por uma parceria firmada entre a Prefeitura, por meio do IGEOF, e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, que responde pelos postos do SINE em Santa Catarina. “É um marco para Florianópolis porque estamos facilitando o acesso dos cidadãos ao SINE”, comemora o Superintendente do IGEOF, Everson Mendes.

Outros postos, porém, deverão ser criados ainda este ano. O próximo, no Continente, e o seguinte, no Sul da Ilha. Pela parceria firmada, cabe à Prefeitura de Florianópolis disponibilizar os locais que vão abrigar os postos, além dos funcionários para trabalhar, e à Secretaria de Estado, ceder os equipamentos necessários, bem como capacitar o pessoal que vai atender ao público.

Os postos de atendimento ao trabalhador do SINE atuam para facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho, sendo os beneficiados trabalhadores do nível fundamental ao superior. Neste sentido, também são oferecidos cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Social).

Vale destacar que o horário de atendimento do novo posto do SINE é de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 hs, tal como o CIAC. E ainda que o conhecido posto do SINE da Av. Mauro Ramos, nº 722, no Centro, continuará atendendo normalmente de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 hs.