09/04/2013 - Comunicação
Prefeito recebe informações sobre andamento do Projeto Orla no município
César dá prazo de um ano para discussão com a sociedade civil

foto/divulgação: Mauro Vaz

Reunião também definiu criação de nova comissão técnica

O prefeito Cesar Souza Júnior foi informado hoje à tarde sobre o andamento do Projeto Orla no município. Trata-se de uma iniciativa do governo federal, através da Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério do Meio Ambiente, que visa a organização da gestão ambiental e patrimonial dessas áreas da União em todo o Brasil, que somam 8.700 km de costa litorânea.

Segundo a Coordenadora de Projetos Especiais da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina, Adelina Cristina Pinto, trabalha-se com a expectativa de que as orlas passem a ser administradas pelos seus municípios. Neste sentido, o governo federal já criou uma metodologia para embasar planos de gestão integrada das orlas em nível municipal.

Florianópolis tem 250 km de orla, entre mar aberto e mar fechado e lagunas. A primeira reunião para discutir o assunto com a Prefeitura data de 13 de julho de 2011, mas a adesão do município ao projeto foi oficializada somente em 22 de dezembro daquele ano.

Agora, o prefeito Cesar Souza Júnior deu um prazo de um ano para a discussão da iniciativa com a sociedade civil. Será criada uma nova comissão com técnicos da Prefeitura para definir o lançamento oficial do projeto num seminário e um cronograma de realização de oficinas com as comunidades.  A população será convidada a participar da elaboração do plano de gestão integrada das orlas de Florianópolis.

Para o Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Dalmo Vieira, “a relação de Florianópolis com a orla é absolutamente estratégica pelo altíssimo valor agregado, paisagístico, ecológico, turístico e imobiliário, e por tratar-se de um setor que pode muito facilmente perder parte de seu valor, se não for bem gerenciado”.