24/04/2013 - Comunicação
Sul da Ilha terá quartel do Corpo de Bombeiros
Nova unidade deve operar já na próxima temporada.

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito com comandante do Corpo de Bombeiros

A prefeitura de Florianópolis e o Corpo de Bombeiros anunciaram nesta quarta-feira a construção do primeiro quartel da corporação no Sul da Ilha, região que possui população fixa de 56 mil pessoas, número que salta para 150 mil durante a temporada de Verão.

O anúncio foi feito durante reunião entre o prefeito Cesar Souza Júnior e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CB), coronel Marcos de Oliveira. A unidade será construída em um terreno doado pela prefeitura às margens da rodovia SC-405, na Fazenda do Rio Tavares, a cerca de 150 metros do trevo de acesso à praia do Campeche.

O local é considerado estratégico para atender todo Sul da Ilha. Atualmente, para atender a qualquer ocorrência grave naquela região os bombeiros são deslocados do Centro da cidade, o que, dependendo do trânsito, pode representar até uma hora entre o chamado e o efetivo atendimento às vítimas.

A obra está orçada em cerca de R$ 600 mil e será bancada com recursos do Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom), formado por recursos de impostos municipais. O comandante do CB destacou a necessidade urgente da nova base operacional da corporação.

“Atualmente o Sul da Ilha possui uma população maior de que a de muitos municípios catarinenses. É inadmissível que até hoje não haja uma unidade do Corpo de Bombeiros para prestar um atendimento rápido e eficiente aos moradores e turistas”, afirmou o prefeito.

A previsão é que as obras iniciem ainda no primeiro semestre e a nova unidade já esteja em operação na próxima temporada. Acompanharam a reunião os vereadores Lela e Coronel Paixão, ambos representantes do Sul da Ilha.