Secretaria Executiva de Comunicação Social

27/06/2013 - Comunicação
Prefeito destaca exemplo da professora Fabiana
"A professora Fabiana Duarte deu aos pequenos a chance de sonhar com o universo infinito, já que infinita é a capacidade de desenvolvimento de uma criança", afirma Cesar Souza Júnior

foto/divulgação: Mauro Vaz

Crianças, secretário e prefeito no planetário da creche João da Cruz e Sousa

As crianças do Morro das Pedras e a vastidão do Universo


As crianças de quatro anos da creche municipal João da Cruz e Sousa no Morro das Pedras estão aprendendo sobre o Universo. Iniciando pelo sistema solar. Não sabia, mas descobri na manhã desta quinta feira que o planetário da Universidade Federal só aceita visitação de crianças a partir de seis anos de idade. A professora das crianças de quatro anos do Morro das Pedras Fabiana Duarte poderia ter simplesmente se conformado com isso.

Mas ela queria que seus alunos vivenciassem a experiência de um planetário. 
Nunca me esqueço da minha primeira visita, ainda criança, ao Planetário da UFSC. Até hoje aquela tarde não me sai da memória. Incrível como planetários tem a capacidade de encantar os pequenos. 

Voltando à professora Fabiana e seus alunos. Ela resolveu trazer o Planetário até a creche João da Cruz e Sousa e junto com as crianças fez o sol de uma luminária, os planetas em isopor colorido, forrou uma pequena sala de panos pretos, fez uma iluminação de contra luz, colocou fundo musical com um pequeno aparelho de som. Trouxe a vastidão do universo e o sistema solar para a creche municipal. 

Estava visitando a unidade quando um de seus pequenos alunos foi até o corredor e me disse: prefeito César, vem conhecer o nosso planetário. O menino me disse isso com orgulho, e pela mão, me levou até o espaço. Sentei com as crianças e perguntei sobre os planetas. Todos responderam perfeitamente e em coro do Sol até Plutão. Algo admirável para crianças tão pequenas.

A creche atende crianças de quatro meses a seis anos, a maioria da comunidade de Areias do Campeche, uma das mais carentes da nossa cidade. Obrigado à professora Fabiana Duarte por ter ido além da mera obrigação, com criatividade, empenho e amor, trouxe a imensidão do universo para os corações sonhadores dos seus alunos.

Deu aos pequenos a chance de sonhar com o universo infinito. Já que infinita é a capacidade de desenvolvimento de uma criança. Que este seu ato sirva de exemplo a todos nós que temos a responsabilidade de atuar no serviço público.

Por Cesar Souza Júnior, prefeito de Florianópolis


galeria de imagens