30/06/2013 - Comunicação
Prefeitura: seis meses de muitos avanços

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeitura no Bairro já atendeu mais de 10 mil moradores

A administração Cesar Souza Júnior e João Amin completa nesta segunda-feira seis meses à frente da Prefeitura de Florianópolis com muito a comemorar. Trabalhando com responsabilidade, transparência e, sobretudo, respeito à coisa pública, a atual administração vem conquistando importantes avanços para os moradores da Capital do Estado.

Na área da Saúde, o Mutirão de Exames lançado no início do ano já atendeu mais de cinco mil pessoas que aguardavam na fila por procedimentos de média e alta complexidade, dando fim a uma espera que em alguns casos ultrapassava dois anos. Entre reformas e construções de novas unidades de saúde, estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões na ampliação do atendimento à população.

Na Educação, ao menos 16 obras estão em andamento. São construções, reformas e ampliações.  As obras irão beneficiar as todas as regiões da Ilha e também o Continente. A nova creche da Costeira do Pirajubaé, que receberá alunos do núcleo de educação infantil do bairro, é um exemplo.  Na chamada “supercreche da Costeira” serão atendidas em tempo integral de 200 crianças. Na instituição haverá geração de eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquecimento de água potável por energia solar e aproveitamento da água de chuva. A obra, orçada em R$ 3 milhões, tem previsão para estar concluída em um ano.

Há serviços de melhorias na Creche Diamantina Bertolina da Conceição, no Rio Tavares; Creche Maria Salomé, em Sambaqui;, Núcleo de Educação Infantil (NEI) Colônia Z11, na Barra da Lagoa; NEI Coqueiros e NEI Canto da Lagoa, entre outros.

Na Assistência Social os avanços foram muitos, com a ativação do programa de acolhimento a moradores em situação de rua, ampliação do atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração e também com a implantação de programas de trabalho e renda para a população carente em conjunto com o Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF).

A Secretaria de Habitação e Saneamento Básico já iniciou a construção de casas para famílias de baixa renda em várias comunidades da cidade, assim como a instalação de muros de contenção e melhorias em áreas consideradas de risco. O sanamento básico também é prioridade, com o lançamento do primeiro mutirão para identificar ligações clandestinas na rede fluvial (água da chuva) inicialmente nos bairros Ingleses, Canasvieiras e na Lagoa da Conceição, trabalho que será estendido para toda a Ilha e também para o Continente.

• TRANSPARÊNCIA INÉDITA

Na administração Cesar Souza Júnior e João Amin a transparência dos atos da prefeitura é inédita. Pela primeira vez, todas as licitações são transmitidas ao vivo, pela internet, em tempo real. Além disso, desde março o Portal Transparência disponibiliza para consulta pública todos os dados da administração municipal, como pagamentos, gastos com horas-extras, passagens etc.

Desde janeiro, por ordem expressa do prefeito Cesar Souza Júnior, todas as planilhas que compõem o preço da tarifa igualmente estão na internet, inclusive com manual de cálculo – planilhas estas que em maio foram remetidas para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Falando em transporte, vale lembrar que a prefeitura não autorizou aumento na passagem de ônibus e já no início do ano deu a largada para a nova licitação do sistema, que vai tornar o transporte público de Florianópolis mais barato e eficiente.

• OBRAS

A Secretaria Municipal de Obras já promoveu a recuperação de 3.000,00 m² de calçamento, 180,00 metros de drenagem, recuperação de 100 m² de petit pavet e aproximadamente 130 ruas recuperadas. Até agora, o atendimento chegou a 79% dos bairros da cidade.

Obras importantes foram realizadas, como a recuperação da ponte de ligação da Praia da Armação com a Praia do Matadeiro, reparo e pintura nos viadutos (CIC, Itacorubi, Francisco Dias Velho, Capoeiras e Trevo da Seta), recuperação  para reforma geral nas passarelas de pedestres  (Rita Maria, CIC, Av. Gustavo Richard, via Expressa Sul, Madre Benvenuta), restauro do anexo da antiga Alfândega de Sambaqui, construção da Capela Mortuária da Lagoa da Conceição, urbanização de 600m da Orla da Praia da Armação, pavimentação da Avenida Luiz Boiteux Piazza, entre muitas outras.

Neste sábado (29), foi lançada a ordem de serviço para construção da ciclovia da Rua Osni Ortiga, antiga reivindicação dos moradores da Lagoa da Conceição.

• PREFEITURA NO BAIRRO

A fim de ouvir de perto a comunidade e possibilitar a todos os munícipes o contato direto com o prefeito, vice e todo o secretariado, desde janeiro a administração realiza o projeto Prefeitura no Bairro. Neste sábado, na comunidade da Coloninha, no Continente, aconteceu a 12ª edição do projeto, que já atendeu mais de 10 mil pessoas.

"Foram seis meses de muitos desafios, dificuldades e conquistas. Ainda há muito trabalho pela frente. Vamos, em conjunto com a sociedade, acordar cedo e dormir tarde para construirmos uma cidade cada vez melhor para se viver", afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior.