04/07/2013 - Comunicação
Concurso para cobertura do Mercado Público
Estrutura deverá ser retrátil, para possibilitar a abertura em dias de sol e calor e o fechamento em dias de chuva

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Mercado Público de Florianópolis

(Correção: o lançamento do concurso será dia 18, quinta-feira, e não na data informada anteriormente. Pedimos desculpas pela incorreção. O texto já foi atualizado.)

A prefeitura de Florianópolis vai lançar no próximo no dia 18 (quinta-feira) concurso público de arquitetura para receber propostas de cobertura do vão central do Mercado Público.

De acordo com o prefeito Cesar Souza Junior, as propostas terão que atender dois pré-requisitos: a cobertura deverá ser retrátil, para possibilitar a abertura em dias de sol e calor e o fechamento em dias de chuva; e também translúcida, para aproveitamento da luz natural.

O objetivo da prefeitura é concluir o processo de escolha do projeto vencedor e iniciar as obras dentro de 60 dias, no máximo. O objetivo da prefeitura é aumentar o conforto de comerciantes e frequentadores do Mercado sem alterar as características do prédio histórico.

A proposta é inspirada em coberturas de outros mercados, como o de Porto Alegre e o histórico Covent Garden, de Londres. O diferencial é que em Florianópolis a prefeitura vai exigir a instalação de uma estrutura moderna, retrátil, que permita a abertura total da cobertura