15/07/2013 - Comunicação
R$ 1,7 mi em iluminação para melhorar segurança
Sete regiões da Capital serão mais iluminadas para combater criminalidade

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito e comandante da PM durante entrevista

A Prefeitura de Florianópolis vai investir R$ 1,7 milhão na melhoria da iluminação pública em sete regiões da Capital para aprimorar a segurança. “Um lugar mais iluminado é um lugar mais seguro”, disse o prefeito Cesar Souza Júnior ao anunciar o investimento, em solenidade no comando da PM, na manhã desta segunda-feira (15). Os pontos da cidade que receberão as melhorias foram definidos em estudo da Polícia Militar a respeito da maior incidência de criminalidade. Mais regiões devem ser alcançadas numa segunda etapa.

Serão beneficiados nessa primeira fase do programa “Floripa Mais Segura” o Centro, a Trindade (no entorno da Universidade Federal de Santa Catarina), o Rio Tavares (até parte do Campeche), a Lagoa da Conceição (Ponta do Pitoco) e Vila União (Norte da Ilha), além dos bairros Abraão e Bom Abrigo, no Continente. “É a primeira ação executiva de melhoria da segurança pública em nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Obras João Amin, segundo o qual os trabalhos devem começar entre 20 e 25 de agosto e devem durar quatro meses.

Para o coronel Nazareno Marcineiro, comandante da PM, a melhoria da iluminação pública vai interferir “num dos vértices do triângulo que define o crime: o ambiente” (os outros dois vértices são o criminoso e a vítima). Dirigindo-se ao prefeito, Marcineiro disse que “a Polícia Militar está muito, muito grata pelo trabalho que o senhor realiza em prol da segurança na cidade”.

O prefeito ponderou que as melhorias na iluminação poderiam ser implantadas de forma aleatória, ou por demanda, como vinha sendo feito, mas a Prefeitura escolheu prioritariamente implantá-las com base num critério objetivo baseado na incidência criminal. João Amin acrescentou que, a partir do início das obras, a PM vai continuar monitorando os pontos atingidos, para acompanhar a evolução da criminalidade em cada ponto.

O programa inclui por enquanto 949 pontos de iluminação pública, com um investimento total da ordem de R$ 1.701.592, 59, assim distribuídos: R$ 232.309,63 para o Centro, R$ 297.904,34 para a Trindade, R$ 86.441,72 para Vila União, R$ 784.199,74 para o Rio Tavares, R$ 186.127,57 para a Lagoa (Ponta do Pitoco), R$ 91.657,28 para o Abrão e R$ 22.952,28 para o Bom Abrigo (praia das Palmeiras).