Secretaria Executiva de Comunicação Social

19/07/2013 - Comunicação
Força-tarefa para combater efeitos do frio
Medida visa o atendimento sobretudo da população em situação de rua

foto/divulgação: Petra Mafalda

Representantes dos moradores de rua participaram da reunião com o prefeito

 

A Prefeitura de Florianópolis criou, na tarde desta sexta-feira (19), uma força-tarefa para executar ações de prevenção ao frio extremo previsto para os próximos dias voltadas sobretudo ao atendimento da população em situação de rua.  As ações foram definidas numa reunião entre o prefeito Cesar Souza Júnior e membros do colegiado e representantes da Associação de Moradores de Rua da Capital e do Instituto Padre Vilson Groh, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)  e da Polícia Militar . 

É que, segundo as previsões meteorológicas da Epagri, está para chegar uma massa polar similar a que em Julho do ano 2000 deixou Florianópolis a 0º - a temperatura mínima absoluta já registrada na Capital. E, a contar do próximo Domingo (21), será praticamente uma semana de frio intenso, o que pode causar danos à saúde principalmente dessa população mais carente. 

Neste sentido, foi definido que 180 a 200 moradores de ruas da cidade, pelo menos, serão deslocados para abrigos provisórios que funcionarão no Centro e no Estreito. No Centro, no prédio novo e colorido da Passarela Nego Quirido, aonde no Carnaval funcionam camarotes para assistir aos desfiles. E, no Estreito, no Ginásio Carlos Alberto Campos, próximo ao Estádio Orlado Scarpelli. Os locais vão começar a receber o pessoal já a partir da tarde de Sábado (20). 

Para bem abrigá-los, serão comprados, no mínimo, 150 kits com colchões e roupas de cama com dispensa de licitação. Além disso, as pessoas deslocadas para os abrigos provisórios receberão alimentação e roupas e vão ter a segurança garantida pela Guarda Municipal. Aliás, a Prefeitura de Florianópolis vai realizar campanha de doação de agasalhos e calçados masculinos visando atendê-los. 

O telefone disponibilizado para casos de urgência é o 199 da Defesa Civil

Previsão da Epagri

De acordo com a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri, entre a tarde e a noite do próximo Domingo (21), a temperatura começará a despencar na Capital e em boa parte do Estado. E no decorrer de Domingo e manhã de segunda-feira (22) ao mesmo tempo em que uma massa de ar polar vai estar avançando pelo Sul haverá um ciclone extratropical na costa do Uruguai, o que deve gerar ventos mais fortes e mar mais agitado no litoral catarinense. Por causa disso, a partir do amanhecer de terça-feira (23), a temperatura vai cair mais ainda, chegando a atingir de 0º a 3º no litoral catarinense entre terça (23) e quarta-feira (24). Esse frio intenso começará a diminuir entre quinta (25) e sexta-feira (26) porque a massa de ar polar começará a se deslocar.