Secretaria Executiva de Comunicação Social

30/07/2013 - Comunicação
Sistema Zona Azul trará diversas novidades
Entre as inovações, está a possibilidade de receber de volta, em créditos, tempo não utilizado no estacionamento

foto/divulgação: Divulgação

Edital de licitação do sistema já foi publicado

 

A nova licitação para exploração das vagas de estacionamento rotativo de Florianópolis prevê inúmeras melhorias no sistema. Entre elas a possibilidade de devolução, em créditos, do tempo não utilizado pelos motoristas. Isso significa que, se o condutor adquiriu crédito para uma hora, mas utilizou a vaga por apenas 20 minutos, terá direito a usar os 40 minutos restantes em outra oportunidade, o que não é possível hoje.

Além disso, o novo sistema vai contar com parquímetros, que serão instalados a cada 10 vagas, e possibilitará o pagamento via internet, por telefone celular, e com cartões de débito e crédito. A tarifa básica será fixada em R$ 2,00 a hora.

O edital, que foi lançado nesta segunda-feira, 29, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A empresa vencedora será responsável pela implantação e manutenção de toda a sinalização horizontal e vertical, sendo que, dentro do prazo de 90 dias da assinatura do contrato, deverá iniciar a operação do sistema de parquímetros, iniciando com 3.200 vagas, com a possibilidade de ampliação para 5.000 vagas.

Além dos parquímetros, os usuários poderão adquirir créditos em postos de venda credenciados e com monitores, através de dispositivos portáteis de recarga. A licitação ocorrerá através da modalidade Concorrência Pública, tipo maior oferta, com o prazo de concessão por 10 (dez) anos.
 
Principais novidades:

  • extinção da Zona Branca (cinco horas);
 
  • tarifa base fixada em R$ 2,00 a hora;
 
  • controle da utilização das vagas de estacionamento rotativo, por meios tecnologicamente mais avançados;
 
  • controle estatístico de uso das vagas, possibilitando à Administração Pública uma correta avaliação de seu uso (taxa de ocupação);
 
  • cobrança de tarifa de estacionamento de forma mais justa, proporcional ao tempo de estacionamento utilizado pelo usuário, através de fracionamento minuto a minuto, restituindo os créditos não utilizados ao meio eletrônico de pagamento;
 
  • adoção de um sistema de controle de vagas mais acessível e cômodo aos usuários de estacionamento rotativo (distância máxima percorrida pelo usuário da vaga até o parquímetro deverá ser menor que 30 metros);
 
  • utilização de tecnologia que tende a coibir o uso irregular das vagas e aumenta a rotatividade.