14/08/2013 - Comunicação
Prefeitura no Bairro vai à Vila do Arvoredo
Esta vai ser a 20ª edição do projeto de governo itinerante iniciado em janeiro

foto/divulgação: Divulgação

Comunidade do Norte da Ilha será ouvida pelo prefeito e secretariado municipal

A 20ª edição do Prefeitura no Bairro acontece, neste sábado, 17 de agosto, na comunidade Vila do Arvoredo, no bairro dos Ingleses. O evento será realizado no final da Rua Floresta (a primeira à direita de quem entra pela Rua do Siri), das 9 às 12 hs, e contará com a apresentação do Coral Vozes do Arvoredo. O prefeito Cesar Souza Júnior e seu secretariado estarão à disposição, mais uma vez, dos moradores do Norte da Ilha.

O Projeto Prefeitura no Bairro - tido como a maior oportunidade já dada aos florianopolitanos de tratarem dos seus problemas diretamente com os gestores da cidade – já visitou vários pontos da Ilha e do Continente. Em sete meses e meio de atividade, o governo itinerante já esteve em Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Mont Serrat, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa e Canto do Lamim.

De acordo com o coordenador do Prefeitura no Bairro, Renato Geske, as reivindicações populares costumam ter a ver com as peculiaridades locais. Além disso, os participantes podem resolver uma série de questões que lhes afligem, já que têm condições de aproveitar o evento para utilizar todos os serviços do Pró-Cidadão (informações sobre processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento), buscar orientações jurídicas da OAB Cidadã, fazer reclamações relacionadas a direitos do consumidor ao PROCON, ou resolver assuntos relativos à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

E, ainda, matricular-se em cursos viabilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e buscar auxílio para encaminhamento ao mercado de trabalho.

Mais do Projeto

O Projeto Prefeitura no Bairro também teve importante participação nas comemorações pelo 287º aniversário de Florianópolis, festejado no dia 23 de março. Nesta data, ocorreram eventos comemorativos na Tapera, Morro do Mocotó, Monte Cristo e Vila União.

Já no dia 25 de maio, aconteceu no Morro do Horácio - uma das comunidades mais populosas do Maciço do Morro da Cruz - o primeiro mutirão de limpeza do Projeto Prefeitura no Bairro. Na ocasião, o prefeito e seu colegiado, acompanhados de voluntários, recolheram cerca de 20 toneladas de entulhos, e ainda realizaram ação social de educação ambiental com vistas à prevenção de desastres naturais.

A organização do Projeto Prefeitura no Bairro recomenda aos que quiserem participar que cheguem com antecedência para inscreverem-se.