Secretaria Executiva de Comunicação Social

23/11/2016 - Comunicação
Encontro de bandas anima Semana da Conciliação
Público variado teve um final de tarde musical no Centro da cidade

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Apresentação foi no palco cultural da Praça Fernando Machado

As bandas de música da Base Aérea de Florianópolis, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Polícia Militar de Santa Catarina se apresentaram juntas no final de tarde nublado desta quarta-feira (23) na Praça Fernando Machado, no Centro da cidade. O evento integrou a programação da Semana Nacional da Conciliação, que acontece até sexta-feira (25).

A apresentação fez Valmir da Silva, de 69 anos, que trabalha na Feira do Largo da Alfândega, lembrar pai, Manoel da Silva, o “Manequinha”, que foi conhecido maestro da banda do município de Lauro Müller, e sabia tocar instrumentos de sopro. 

“Isso devia ter sempre. É ótimo porque Florianópolis é a Capital e tem muito turista. E o povo daqui também é carente de evento de rua, em ambiente mais aberto”, disse Valmir, que ainda gostaria que o município tivesse um festival de bandas. Com bem menos idade, a estudante Núbia da Silva, de 17 anos, igualmente parou para ver o encontro de bandas. “Engrandece a cultura da cidade”, ressaltou.

A extensa programação paralela da Semana Nacional de Conciliação, da qual a apresentação fez parte, tem por intuito a integração social, e ainda oferece um mix de serviços gratuitos voltados aos cidadãos, tanto na Praça Fernando Machado quanto nos largos da Catedral e da Alfândega, entre 9h e 18h. 

Já as conciliações, propriamente ditas, para colocação em dia dos mais variados tipos de débitos, estão acontecendo no Fórum da Capital. Apenas as conciliações que tangem aos débitos tributários municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e taxas, entre outros, estão acontecendo no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), recém-inaugurado nas dependências da Prefeitura, à rua Tenente Silveira, nº 60, segundo andar, e no Pró-Cidadão.

Nestes casos, o CEJUSC enviou carta aos primeiros três mil contribuintes com débitos acima de R$ 1 mil inscritos em dívida ativa que, juntos, devem mais de R$ 1 milhão aos cofres municipais. Para que participem, no horário do evento, do programa incentivado de pagamento de débitos à vista com desconto de 100% de juros e multas ou parcelamento em até 96 meses sem descontos. É que o programa, iniciado há cerca de quatro meses, encerra no último dia da Semana Nacional de Conciliação, e não será prorrogado. 

Já os demais devedores interessados em igualmente participar do programa, devem se dirigir a qualquer uma das unidades do Pró-Cidadão (Centro, Canasvieiras, Ingleses, Rio Tavares, Lagoa e Continente), das 8h às 17 h.

Vida melhor

A Semana Nacional de Conciliação, que este ano tem por tema “Conciliando para uma vida melhor” e no Estado é realizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), conta, em Florianópolis, com apoio da Prefeitura. A gama de atividades e de serviços, no entanto, está sendo ofertada através da parceria de uma série de entidades públicas e empresas privadas. Ela possibilita saúde e bem estar, entretenimento, capacitação, oportunidade de inserção no mercado de trabalho, e, inclusive, incursões pela gastronomia e pelo artesanato local. 

Até mesmo o projeto Empreendedor no Bairro da secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, iniciado em 2013 para facilitar e agilizar todo o processo de abertura, legalização e baixa de empresas, está à disposição com tenda, em frente à Catedral.

Quatro caminhões, da Comcap, Casan, Celesc e Procon Estadual, e um trailer, da secretaria municipal de Saúde, também estão posicionados no local, prestando serviços e orientações ao público.

A Prefeitura de Florianópolis participa do evento através, ainda, das secretarias de Educação, de Saúde, da Segurança e Gestão do Trânsito por meio da Guarda Municipal, e da Administração via Pró-Cidadão, além do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) e da Fundação Municipal de Esporte.

Já o governo do Estado, através da Polícia Militar de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Celesc, Casan, e Procon Estadual. Mas a Semana Nacional de Conciliação ainda tem o envolvimento da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), do Exército e da Base Aérea de Florianópolis.

Parceiros

Os parceiros da iniciativa, por sua vez, são o SENAI, SESI, SEST/SENAT, SESC, Senac, Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), Instituto Mix de Profissões, Associação Sul da Ilha de Maricultores (ASIMAR), Associação de Maricultores do Sul da Ilha (AMASI), Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e a Sematec e a Inviolável, empresas de capacitação profissional e de vigilância.

Confira o mix de serviços:

Catedral Metropolitana de Florianópolis – Na Catedral, todos os cidadãos poderão usufruir dos serviços oferecidos pelo Pró-Cidadão, Procon Estadual, Celesc, Casan, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, e Fundação Municipal de Esporte.

Praça Fernando Machado – Serão instaladas pelo IGEOF 40 tendas de gastronomia, e outra outra tenda abrigará exposição institucional da maricultura da cidade numa parceria com a Secretaria Municipal Pesca e Maricultura. Além disso, neste local, o cidadão poderá disponibilizar dos serviços prestados pelo Balcão de Oportunidade Municipal (BOM) e encontrar boas oportunidades de emprego e capacitação profissional, de 150 tendas de artesanato e da Tenda da Economia Solidária (para quem quiser expor seu trabalho). Exército, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, e Secretaria Municipal de Educação também estarão presentes na praça para levar atividades educacionais ao público.

Largo da Alfândega – Terá dias destinados ao SESC, apresentação da Cavalaria da Polícia Militar e Escola de Trânsito da Polícia Rodoviária Estadual.

Programação:

24/11 (Quinta-feira )

9h abertura

9h às 12h Instituto Mix vai oferecer design de sombrancelha.

9h coral de crianças no palco cultural da Praça Fernando Machado

9h30 apresentação de grupo de capoeira no palco cultural da Praça Fernando Machado

10h – apresentação de escola de música no palco cultural da Praça Fernando Machado

11h palestra na Praça Fernando Machado

13h às 18h – Senac  vai oferecer corte de cabelo  

14h - apresentação teatral da Creche do Morro da Queimada no palco cultural da Praça Fernando Machado. 

14h30 – apresentação do personagem Francolino com Andreia Hill no palco cultural da Praça Fernando Machado

15h - apresentação da banda de música da Base Aérea de Florianópolis no palco cultural da Praça Fernando Machado

16h – palestra na Praça Fernando Machado

18h - encerramento

 

25/11 (Sexta – feira)

9h abertura 

9h às 12h - Instituto Mix vai oferecer design de sombrancelha

9h às 12h – Sesc vai fazer ciranda, brincadeiras de madeira, jogos de mesa e orientação sobre saúde bucal

9h às 11h – programação no palco cultural da Praça Fernando Machado

11h palestra na Praça Fernando Machado

13h às 18h – Senac vai oferecer saúde e beleza, e massoterapia na praça Fernando Machado

13h às 17h -  Sesc vai fazer ciranda, brincadeiras de madeira, jogos de mesa e orientação sobre saúde bucal

13h às 16h - programação no palco cultural da Praça Fernando Machado

16h – palestra na Praça Fernando Machado

17h - banda do Exército em frente à Catedral

18h - solenidade de encerramento do evento em frente à Catedra


galeria de imagens