10/12/2009 - Saúde
Equipes da Secretaria da Saúde apresentam suas experiências exitosas.
As experiências exitosas de cinco dos 48 Centros de Saúde da capital foram apresentadas nesta quinta-feira durante um evento que reuniu todos os dirigentes de unidades da rede municipal. A idéia é tanto compartilhar o que vem sendo feito quanto incentivar que em outros bairros se realize algo no mesmo sentido. Durante o evento foi apresentado um vídeo produzido pelo Ministério da Saúde e que está sendo distribuído para todo o país, em que o trabalho realizado nesta área em Florianópolis tem papel destacado. Falando no encerramento da reunião o secretário da Saúde do município, João Candido da Silva, lembrou a todos da necessidade de se ter uma visão mais humanitária quando se trabalha neste setor. “É preciso ter vocação para lidar com pessoas, fazer isso por paixão e não de forma automatizada”, destacou. Para ele, um dos pontos que vêm garantindo os avanços verificados nos últimos três anos é o total apoio recebido de parte do prefeito Dário Berger. Tanto a equipe do Centro de Saúde do Monte Cristo quanto da Prainha apresentaram trabalhos que tem no jovem o seu público alvo. Temas com a sexualidade e outros inerentes a esta faixa etária vem sendo abordados em reuniões ou nas ações junto àquelas comunidades. “Nossa função não é proibir, dizer o que está certo ou errado, mas sim ajudar a tomar uma decisão de forma o mais consciente possível e estar ao lado como uma amiga”, afirmou a coordenadora do Centro de Saúde da Prainha, a médica Flávia Henrique. Com o vídeo “Uma Lagoa de Cuidados”, prêmio do júri popular do X Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade 2009, a equipe do Centro de Saúde da Lagoa da Conceição contou um pouco de sua ação naquela região, em especial no atendimento ao idoso. Outro trabalho apresentado pela unidade foi o “Floripa Saudável 2040”, que pretende garantir a através de uma série de ações e práticas junto às crianças entre um ano e meio e seis anos de idade uma idade adulta mais saudável A equipe do Centro de Saúde do Pântano do Sul relatou a experiência desenvolvida pela equipe de saúde da família naquela comunidade. A grande característica desta ação é sua integração e forte inserção comunitária. A prática de saúde desenvolvida privilegia a promoção e prevenção à saúde. Com uma população de idosos em torno de 14%, acima da média do município, e mais de 55% entre 15 a 49 anos, implementou-se o atendimento programado preferencial às pessoas acima de 60 anos e foram organizados grupos que incluem: saúde mental, gestantes, puericultura, anti-tabagismo, adolescentes e alimentação saudável. O trabalho apresentado é o mesmo que recebeu o prêmio de melhor prática do segmento no III Encontro Macroregional de Estratégia de Saúde da Família da Grande Florianópolis. Já a apresentação do Centro de Saúde da Vargem Grande trouxe um teatro de fantoches abordando o trabalho de prevenção à saúde bucal. A ação vem sendo realizada pela unidade em escolas e eventos daquela região. ‘É a utilização do lúdico como forma de educação em saúde”, revelou o coordenador local, Manoel Pereira Filho.