11/12/2009 - Meio Ambiente
Dário Berger assina convênio de R$ 1,7 milhão para ação com catadores
Compromisso entre a Prefeitura e a Funasa foi firmado a partir do aumento da produção da indústria de reciclagem.

O prefeito Dário Berger participou, nesta sexta-feira (11/12), às 7h, da celebração ecumênica de Natal da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), ocasião em que assinou convênio com a superintendência regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no valor de R$ 1,7 milhão, com contrapartida de R$ 169 mil da prefeitura, para ações de apoio aos catadores de materiais recicláveis.

O termo de compromisso estabelece plano de trabalho com a Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR) e a Associação de Recicladores Esperança (Aresp), as duas organizações que atualmente recebem como doação em torno de 570 toneladas por mês de materiais recicláveis, resultado da coleta seletiva da Comcap.

Neste ano, informa o presidente da Comcap, Ronaldo Freire, a produção da coleta seletiva na Capital praticamente triplicou, passando de menos de 200 toneladas/mês para quase 600 toneladas/mês, exigindo maior fluxo no processo de triagem do material a ser encaminhado para a indústria de reciclagem. O convênio com o governo federal estabelece as condições para melhoria de instalações e aquisição de equipamentos.