06/02/2010 - Turismo
Passarela Nego Quirido comemora 21 anos de desfiles

foto/divulgação: Martinho Guizo

Prefeito inaugura a primera parte das obras.

No primeiro dia da Folia de Momo 2010 foi realizada a inauguração da primeira etapa das obras da Passarela do Samba Nego Quirido. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. Na ocasião, o Prefeito Municipal fez uma homenagem a Nega Tide, dando seu nome ao novo espaço cultural da Passarela. De maneira inédita a Prefeitura colocou placas nas arquibancadas do sambódromo, prestando uma homenagem a ilustres personalidades do samba.

Em 2010, a Passarela Nego Quirido comemora 21 anos como sede oficial do desfile das escolas de samba de Florianópolis. O complexo carnavalesco leva o nome do sambista Juventino João dos Santos Machado, mais conhecido como Nego Quirido, um dos fundadores da escola de samba Copa Lord. Além dele, a passarela homenageia outras cinco personalidades do Carnaval de Florianópolis.

Pela Lei Municipal nº 5.701 de 6 de julho de 2000, a pista por onde desfilam as escolas de samba recebeu o nome de Hilton da Silva, Rei Momo Lagartixa, em homenagem ao soberano que comandou por quase 40 anos a folia na capital catarinense. A arquibancada “A”, que abriga a Casa da Liberdade, leva o nome de Airton Tomé de Souza (Patachoca), ex-conselheiro da Protegidos da Princesa.

À beira-mar, as três arquibancadas fixas da passarela foram batizadas em homenagem a outras figuras carnavalescas. O módulo “B” leva o nome de Walmor Francisco Cardoso (Roleta), ex-presidente da extinta escola de samba Filhos do Continente. A arquibancada “C” homenageia Santeleal Constâncio Machado (Carico Otávio), um dos fundadores da Unidos da Coloninha, enquanto a arquibancada “D” reverencia a saudosa porta-bandeira nota 10 da Consulado, Maria Cristina de Figueiredo.