Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

28/01/2011 - Saúde
Lançada campanha contra o preconceito
Discriminação pode ser silenciosa

foto/divulgação:

Clécio Espezim fala no lançamento da campanha

O secretário adjunto da Saúde de Florianópolis, Clécio Espezim, participou nesta sexta-feira do lançamento da campanha “Olhe, olhe novamente e veja além do preconceito”. O objetivo é conscientizar as pessoas de que a orientação sexual de cada um e a maneira como se vestem não podem ser motivos de discriminação. “Todo mundo, sem exceção, tem o direito de ser respeitado e essa tem sido a maneira de agir desta Secretaria Municipal da Saúde”, afirmou ele.

 

 

 O evento é uma realização da ONG ADEDH em parceria com a ONG PACT Brasil, do Rio de Janeiro. A Campanha é um desdobramento da produção realizada pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde ressaltando  o “Dia da Visibilidade TRANS” comemorado no dia 29 de Janeiro.

 

A data foi escolhida devido ao fato de que, em janeiro de 2004, no Congresso Nacional em Brasília, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Travesti e Respeito”, com o objetivo de sensibilizar educadores e profissionais de saúde e motivar travestis e transexuais para sua própria cidadania e auto-estima.

 

Este dia busca fomentar uma maior participação política do público trans, no sentido de não serem mais discriminadas, de poderem frequentar  escolas e conseguirem oportunidades de trabalho sem sofrerem preconceitos, bem como ter garantido o acesso em espaços sociais como qualquer outra pessoa.

 

Em geral, a visão que as pessoas têm das travestis e transexuais é marcada por estereótipos vinculados a doenças, prostituição, drogas e  imoralidade. Ou seja, a visibilidade trans existe, porém, uma visibilidade negativa que somente degrada e reforça estereótipos deturpados da imagem das travestis e transexuais. A busca, hoje, é pela visibilidade que mostre as demandas e mazelas dessa população, bem como a percepção de que todas as travestis e transexuais são seres humanos dignos e respeitáveis como qualquer outro cidadão.

 

Em 12 de julho de 2010 foi publicada a PORTARIA/SS/GAB/Nº 026 /2010 que determina que os serviços de saúde do município de Florianópolis adotem um novo campo nas fichas de saúde dos usuários, onde se poderá colocar o nome social se assim o desejarem, respeitando sua identidade de gênero.

 

( Colaboração da Vigilância Epidemiológica da SMS)


galeria de imagens