Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

26/06/2015 - Cultura
Varal da Trajano mostra obras de Joaquim Araújo
Exposição de fotografias ao ar livre acontece no calçadão da Rua Trajano, das 9 às 14 horas, reunindo imagens do cotidiano

foto/divulgação: Joaquim Araújo

Fotógrafo registra cenas comuns na rotina da cidade, com um olhar diferenciado

Personagens anônimos que transitam pelas ruas do Centro Histórico inspiram o trabalho do fotógrafo Joaquim Araújo, que participa da terceira edição do projeto Varal da Trajano, que traz o tema Paixão pelas Ruas. A mostra será apresentada ao público em exposição ao ar livre, neste sábado (27), das 9 às 14 horas. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

A mostra deste final de semana traz 30 imagens em preto e branco, registradas entre 1992 e 2015, resultantes da observação do artista em relação ao movimento de pessoas nas ruas da cidade.  Imagens captadas em dias de chuva e à noite, mostrando nuances da rotina de trabalhadores que se deslocam para casa, devotos que veneram seus santos, manifestantes em luta por um país melhor ou casais apaixonados são alguns dos temas preferidos.

 

"Tenho uma curiosidade muito grande sobre as pessoas e uso a fotografia como forma de anotação das minhas observações sobre elas. Fico prestando atenção em como as pessoas mantém algo vivo nas suas posturas, tanto nos atos solitários do cotidiano quanto em situações excepcionais, em grupo”, reflete o fotógrafo.

 

Desde os anos 1990 Joaquim Araújo trabalha com fotografia. Iniciou a carreira no Estúdio Aruera - Oficina de Fotografia, tendo como colegas Sérgio Vignes e Cláudio Brandão. No local, fazia e aprendia de tudo um pouco: laboratório, iluminação, retratos, fotos de produtos, arquitetura. Atualmente, ministra aulas particulares de expressão fotográfica e trabalha com fotografia autoral.

 

Arte acessível

 

O projeto Varal da Trajano tem como objetivo levar a arte para as ruas permitindo o acesso de todos os públicos, mostrando trabalhos individuais e coletivos de fotógrafos da cidade. Com apoio da Multicor, o projeto acontece sempre no último final de semana do mês. A exposição de abertura foi Cidade Invisível, realizada em abril, com trabalhos de Milton Ostetto e Alexandre Freitas.  Em maio, ocorreu a exposição Do Mar ao Céu, de Kleber Steinbach e Paulo Goeth.

 

Mais quatro exposições já estão agendadas. As próximas edições do projeto vão apresentar trabalhos de Jairo Cardoso (25 de julho), André Paiva (29/08), Ronaldo Andrade (26/09) e Guilherme Goes (31/10). Como são realizadas ao ar livre as mostras podem sofrer alteração na data, conforme a previsão do tempo.

 

Serviço:

 

O quê: Varal da Trajano / Mostra Paixão pelas ruas, de Joaquim Araújo

Quando: 27 de junho (sábado) – 9 às 14 horas

Onde: Rua Trajano, imediações do Palácio Cruz e Sousa 

Quanto: gratuito

 

* Com informações do jornalista Fifo Lima


galeria de imagens