Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

24/10/2017 - Cultura
Mostra de Dança Infantil leva crianças e adolescentes ao palco do CIC
A Noite é uma Criança ocorre de 24 a 29 de outubro no Teatro Ademir Rosa

foto/divulgação: Divulgação A Noite é uma Criança

Mostra de Dança Infantil leva crianças e adolescentes ao palco do CIC

Com a participação de 2.698 bailarinos de três a 14 anos, o Instituto Cultural Desterro realiza A Noite É uma Criança – 16ª Mostra de Dança Infantil de Florianópolis de 24 a 29 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O evento conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

Serão apresentados 281 trabalhos criados por 89 coreógrafos de 111 grupos, escolas e academias de cidades catarinenses. Em 10 sessões, crianças e adolescentes levarão ao palco 152 coreografias de balé, 12 danças urbanas, 56 em estilo livre, 60 de jazz e um sapateado, sendo 87 na categoria baby (três a seis anos), 159 na infantil (sete a 11 anos) e 35 na infantojuvenil (12 a 14 anos).

 

A Noite É uma Criança – 16ª Mostra de Dança Infantil de Florianópolis tem o patrocínio da Caixa e do Governo Federal por meio do Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, da Prefeitura e apoio da cooperativa de trabalho médico Unimed Grande Florianópolis por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Confira a programação completa no site www.mostradedanca.com.br.

 

NACIONAL

 

O evento não tem caráter competitivo, seu objetivo é mostrar aos pais, familiares e a toda comunidade da dança o trabalho desenvolvido durante o ano letivo, como também promover a troca de experiências entre estudantes e estimular o desenvolvimento cultural.

 

Cada bailarino ganha o Kit Criança, contendo brindes e certificado. Já os coreógrafos, além do documento de participação, recebem um troféu e ajuda de custo proporcional entre R$ 180 a R$ 2.800 a partir de 10 bailarinos inscritos.

 

Desde 2002, quando surgiu a Mostra, se apresentaram em Florianópolis mais de 25 mil artistas mirins da Bahia, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

HOMENAGEM

 

Anualmente os diretores de A Noite É uma Criança homenageiam personalidades do meio da dança ou do universo infantil que colaboram para o desenvolvimento desta arte ou com a formação dos pequenos, sendo referências para eles.

 

Nesta edição, o reconhecimento será entregue nas sessões dos dias 24 e 25 aos irmãos e atores Eduardo e Otávio Martins. Nascidos em Novo Hamburgo e criados em Dois Irmãos, no interior gaúcho, eles vivem no Rio de Janeiro. Eduardo, 15 anos, iniciou-se no meio artístico aos três, fazendo inúmeros trabalhos comerciais que o colocaram como uma das crianças mais requisitadas para publicidade na época. Na TV apresentou e participou de vários programas. Esteve ainda em diversas produções teatrais e musicais. Estuda teatro de formação na escola O Tablado e dá cursos e workshops preparativos para TV e cinema.

 

Otávio, nove anos, se interessou pelo ramo aos seis, depois de frequentar as aulas de teatro ministradas pelo irmão. Participou de espetáculos, como “A Arca dos Bichos – O Musical”, no Rio de Janeiro, e comerciais para TV, com destaque à campanha da Sky, contracenando com Gisele Bündchen. Na Globo, interpretou Giovani na novela “Haja Coração”, vivendo o personagem na fase infantil, e figurou no “Criança Esperança”. É protagonista da premiada websérie “O Quarto ao Lado” e do curtametragem “A Casa Nova de Newton”, além de ter atuado em outros filmes, como “É Fada”, ao lado de Kéfera Buchmann. Atualmente vive Theo, o filho caçula da família da série “Valentins”, no canal Gloob.