Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

30/10/2017 - Cultura
Ilustrador cria História em Quadrinhos sobre Franklin Cascaes
O Fadólico apresenta 2 contos do pesquisador misturando ficção e temas reais ainda relevantes nos tempos dehoje.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Ilustrador cria História em Quadrinhos sobre Franklin Cascaes

Com o objetivo de disseminar o conhecimento cultural da Ilha de Santa Catarina entre os moradores, estudantes e turistas, Maurício Paiva decidiu produzir uma história em quadrinhos sobre Franklin Joaquim Cascaes, ícone de Florianópolis quando se fala em folclore e tradições populares.

 

A obra intitulada O Fadólico foi lançada no dia 26 de outubro em Florianópolis, mês de aniversário de Franklin que, se estivesse vivo, completaria 109 anos de idade em 16 de outubro.

 

 O ilustrador Maurício Paiva se apaixonou aos oito anos de idade por histórias em quadrinhos e resolveu usar a arte para aproximar os jovens da cultura da Ilha e da mitologia de Franklin Cascaes.

 

Trazendo uma linguagem contemporânea, O Fadólico apresenta dois contos de Franklin Cascaes: "Balanço Bruxólico" e "O Padre e as Perdizes". A obra mistura ficção e discussões relevantes atualmente, mas que já eram levantadas pelo pesquisador na década de 60, como a preservação da cultura, do meio ambiente e das nossas belezas naturais. Cerca de 1.000 livros serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades e via Fundação Franklin Cascaes.

 

O Artista


Maurício Paiva, morador do Canto da Lagoa, respira arte desde pequeno. Seu pai, Zé Paiva, é fotógrafo há mais de 30 anos e também o editor geral de O Fadólico. Maurício enxerga na história em quadrinhos (HQ) uma forma de alcançar diversos públicos.

 

“É uma honra homenagear Franklin Cascaes usando uma arte contemporânea como a HQ. Passar adiante a mensagem de preservação da identidade de um lugar é um grande desafio, mas se os jovens se interessarem por conhecer suas histórias e se sentirem parte do que a cidade se transformou hoje, então a missão será cumprida”, conta o ilustrador.