Defesa Civil

27/05/2015 - Defesa Civil
Defesa Civil usa aplicativo para situações de risco
O projeto piloto já está sendo utilizado na comunidade da Mariquinha e deve ser expandido para todo o município

Um projeto piloto da Defesa Civil está facilitando a comunicação nas situações de alerta em uma das áreas com maior risco natural no município, a comunidade da Mariquinha. Há dois meses, dois líderes comunitários da localidade estão em contato com agentes do órgão através de um aplicativo de bate-papo para celular, o WhatsApp, e recebem orientações sobre a previsão do tempo. Os líderes comunitários recebem as informações por meio do aplicativo e as repassam aos demais moradores.

Segundo o chefe do setor técnico da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, o projeto já mostrou eficácia em diversas outras cidades, como o Rio de Janeiro, e pode agilizar principalmente na prevenção. “Além de alertas sobre o tempo, os líderes comunitários recebem recomendações sobre como agir em situações de emergência”, disse.

Até o final do mês a proposta será oferecida para os demais líderes comunitários de todos os bairros de Florianópolis. Após o término do projeto piloto, toda a população também poderá se cadastrar para receber as informações.