Defesa Civil

09/09/2015 - Segurança
Defesa Civil aumenta cuidado em áreas críticas
Um grande problema é o lixo acumulado em córregos e galerias, diz secretário Raffael De Bona

foto/divulgação: SMSGT - Defesa Civil

Defesa Civil intensifica ações para evitar desastres em áreas críticas na capital.

Técnicos da Defesa Civil percorrem áreas de risco eliminando fatores que elevam as causas nos desastres. Limpeza de córregos, poda de árvores, drenagem e ordenamento de águas pluviais. Ações como essas se tornam mais intensas neste período chuvoso, em áreas consideradas de risco na capital.

A Defesa Civil de Florianópolis tem intensificado o monitoramento e a atividade preventiva nas áreas apontadas como as mais críticas na Capital. Ao todo, são 17 pontos de risco distribuídos nas áreas Norte, Sul, Leste, Centro e Continente, com  atenção  redobrada por parte dos técnicos e agentes.  

 

O secretário Raffael de Bona Dutra informou que as ações são feitas de forma integrada com outras Secretarias municipais e comunidade. “Sem parcerias, fica inviável fazer esse trabalho”, disse.


O monitoramento das chuvas é feito de formas constante, por órgãos de previsão através de radar meteorológico e, por sinal de alerta do CEMADEM, além dos pluviômetros instalados em pontos estratégicos na capital catarinense. “O trabalho preventivo diminui a proporção nos desastres. Por isso, buscamos a parcerias de líderes comunitários, capacitando-os para  os treinamentos nas comunidade", frisou De Bona.

 

A limpeza de canais e galerias em áreas consideradas de risco está entre as ações mais importantes no trabalho preventivo no período chuvoso. O lixo que fica nos córregos bloqueia a passagem da água, obstruindo as galerias e causando transbordamentos e alagamentos. Além disso, é necessário preservar as encostas, para evitar o risco de escorregamentos.


galeria de imagens