Defesa Civil

14/12/2015 - Habitação
Prefeitura entrega contenção da Mariquinha
Com a ocnclusão da estrutura - maior obra de contenção executada no Maciço - famílias podem começar a retornar para suas casas

foto/divulgação: Petra Mafalda

Maior obra de contenção executada no Maciço

Na segunda-feira (14), exatamente um dia após completar quatro anos do deslizamento ocorrido na Mariquinha, a Prefeitura entregou oficialmente a obra de contenção executada no Maciço, levando segurança a um local que foi palco de um dos maiores desastres já registrados em Florianópolis.


Na tarde de 13 de dezembro de 2011, sob uma intensa chuva, um bloco se desprendeu do maciço rochoso e deslizou, levando residências e provocando a morte de uma pessoa. Naquela ocasião, 21 famílias tiveram que ser removidas de suas residências e, desde então, passaram a ser atendidas pelo aluguel social.

 

"Foi uma obra complexa e estamos muito satisfeitos com o resultado, que trouxe segurança a este local, que por sinal ficou também muito bonito. A grande estrutura de contenção e o sistema de drenagem trouxeram estabilidade para o terreno e as pessoas podem agora voltar para suas casas com segurança", afirmou o prefeito Cesar Souza Junior, que esteve no local para entregar a obra à comunidade e se mostrou encantado com o resultado.

 

Entre as pessoas que acompanharam a entrega da obra, não houve quem olhasse para o alto da rocha e não fizesse um comentário relembrando o 13 de dezembro de 2011. Os dois blocos que se desprenderam do maciço continuam no local, estabilizados pelo muros de gabião e pela estrutura do entorno, aflorando no gramado e, ironicamente, deixando o local ainda mais bonito.


Junto com o secretário de Habitação, Domingos Zancanro, e com o ex-presidente da Associação de Moradores da comunidade, Marcelo Ferreira, o prefeito andou por toda a área, observando em detalhes o sistema de drenagem e os muros de gabião. "Quando chove muito por aqui desce um grande volume de água, e a eficiência do sistema de drenagem é fundamental para manter o terreno estável", explicou o secretário.

 

Segundo Marcelo, antigamente pelo mesmo caminho descia o esgoto da maioria das casas, mas com o sistema de captação instalado na comunidade, hoje a situação está bem diferente. "Sentimos a grande diferença que isso faz. Antes o cheiro aqui era insuportável, mas de três anos para cá as coisas mudaram. O sistema de esgoto, a limpeza da parte alta da comunidade, os mutirões de coleta de lixo e limpeza da bica contribuíram para que as coisas mudassem muito", contou Marcelo.


O chefe de departamento Luiz Eduardo Machado e a agente Lucia Faraco acompanharam a vistoria, representando a Defesa Civil. Executada pela Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, a obra custou aproximadamente R$ 850 mil.

 

"O projeto passou por readequações durante o processo de construção, inclusive com a alteração do diâmetro dos tirantes utilizados no grampeamento do bloco ao maciço. O que vamos fazer agora é a remoção da vegetação no alto da rocha e no seu entorno, e promover a impermeabilização da estrutura na parte superior da obra, para garantir a integridade dos tirantes e ampliar a vida útil da estrutura", explicou o secretário Zancanaro.


Com a conclusão das obras e a realização da vistoria, 15 das 21 famílias já foram autorizadas a retornar para suas casas, num processo que será acompanhado pela administração municipal. Cada um dos moradores recebeu uma cópia do laudo emitido pela Defesa Civil, onde estão explicitadas todas as condições do terreno e as restrições que precisam ser observadas.


Mudança de realidade


Após a entrega da contenção, o prefeito e o secretário foram até o topo da rua Rua Valdemiro Monguilhot, para conferir a obra de pavimentação finalizada no segundo semestre. Local de passagem e acesso a diversas moradias, o platô localizado no alto da rua agora foi transformado em uma área segura e agradável, pavimentada e cercada por corrimões.


O lugar ficou muito bonito, e dá melhores condições de aproveitamento do espaço, que tem uma privilegiada vista da cidade. "É realmente uma vista invejável. Dá para ver a Beira Mar de ponta a ponta e a ponte. Já imaginaram o espetáculo que deve ser ver a queima de fogos daqui"?,  perguntou o prefeito.


"Acho que nem o mais otimista dos moradores imaginava que esse lugar fosse ficar assim", elogiou o vice presidente da Associação de Moradores, Aurélio dos Santos. Segundo o secretário de Habitação, a obra foi construída em cerca de dois meses e representa uma conquista para os moradores. "A comunidade ganhou melhores condições de acessibilidade e segurança, em um local com uma das vistas mais marcantes da região central da Capital", finalizou Zancanaro. 


galeria de imagens