Defesa Civil

29/12/2015 - Comunicação
2015: ano de avanços em todas as áreas
Prefeitura encerra 2015 vencendo as dificuldades da crise nacional com trabalho e planejamento

foto/divulgação: Marco Antonio Zanfra

2015: ano de avanços em todas as áreas

A Prefeitura de Florianópolis encerra o ano de 2015 com avanços em todas as áreas. Apesar dos percalços econômicos e políticos do país, naquele que é considerado o ano mais difícil das últimas duas décadas, a Prefeitura conseguiu importantes conquistas, melhorando a vida de quem nasceu em Florianópolis ou escolheu a cidade para viver.


“Com trabalho e muito planejamento, conseguimos enfrentar as dificuldades com energia, garantindo ações importantes em todas as áreas”, afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.

Confira algumas das principais realizações da Prefeitura de Florianópolis em 2015:

  • Saúde

Na área da Saúde, a Capital recebeu um dos mais importantes reconhecimentos neste ano, atingindo 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família. Com 132 equipes nos 49 centros de saúde, Florianópolis é a primeira capital do país a atingir a marca, segundo os critérios do Ministério da Saúde.

Em 2015, foram entregues as obras do novo Centro de Saúde Jardim Atlântico, atendendo a uma população de quase seis mil pessoas. Outras quatro unidades receberam reformas e foram entregues à população com mobiliário novo e equipamentos modernos – Caieira da Barra do Sul, Ratones, Córrego Grande e Ribeirão da Ilha. A UPA Metropolitana teve a obra concluída pela Prefeitura e prédio foi entregue em setembro ao Governo do Estado. A promessa da Secretaria Estadual de Saúde é que entre em operação ainda em dezembro deste ano.

O Caminhão da Oftalmologia, mutirão de atendimento a crianças e jovens até 18 anos, em parceria com o Hospital Universitário, foi criado para zerar a fila da especialidade nessa faixa etária. São 100 crianças por sábado que recebem consultas e saem com os óculos prontos, na hora. Florianópolis também conseguiu zerar a fila de espera para consultas com dermatologistas pelo SUS, três meses antes do previsto, com a implantação da Teledermatologia.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis foi premiada mais uma vez pelo Ministério da Saúde, com o Prêmio InovaSUS 2014, em Brasília. Desta vez, o programa vencedor foi o Prêmio Boas Práticas em Saúde. Outro destaque foi a premiação recebida pelo prefeito Cesar Souza Junior, em São Paulo, do Ranking Connected Smart Cities, que colocou a Capital em segundo lugar, entre 700 cidades, na área da saúde.

  • Educação

Em 2015, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis comemora muitas conquistas. Este ano, a rede de ensino foi destaque nos prêmios Camélia da Liberdade, com experiências educacionais voltadas para a diversidade étnico-racial, Connected SmartCities, na Olímpíada de Astronomia e na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Foi ainda construída uma creche de padrão internacional e  promovidas reformas e melhorias em diversas unidades.

A Creche Hassis, inaugurada em março, é uma das instituições de ensino referência em sustentabilidade. A unidade atende 200 crianças em tempo integral e poderá ser a primeira do Brasil a receber a certificação LEED, Liderança em Energia e Design Ambiental. Foram investidos R$ 4,4 milhões. A verba é oriunda  do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Ministério da Educação.

Na busca por melhorar a qualidade de ensino, a SME também investiu nas unidades já existentes. Como nas creches Celso Ramos (Prainha), a Poeta Cruz e Souza (Areias do Campeche) e a Nossa Senhora de Lurdes (Agronômica), que passaram por obras e receberam melhorias. Também os Núcleos de Educação Infantil Costa da Lagoa e Campeche e a escola Marcolino José de Lima passaram por intensas reformas.

Pensando na acessibilidade para crianças, pais e funcionários, a Creche Orlandina Cordeiro recebeu a implantação de uma rampa de acesso. As escolas Padre João Alfredo Rohr (Córrego Grande), Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubaé), Donícia Maria da Costa (Saco Grande) e Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus ganharam quadra de esportes coberta.

A unidade Batista Pereira (Alto Ribeirão) teve o ginásio poliesportivo reformado.  Foram investidos pouco mais de R$ 1,7 milhão em melhorias para o conforto dos estudantes e agora a rede de ensino possui 55 espaços do gênero. São 13 ginásios, 12 quadras descobertas e 30 cobertas, tendo mais duas obras em construção.

  • Obras

A Secretaria de Obras viveu um 2015 histórico: teve participação ativa e fundamental no restauro do Mercado Público – inaugurado nos primeiros dias de agosto – e deu início em janeiro às obras do anel viário de contorno ao Maciço do Morro da Cruz, que vai agregar o primeiro corredor exclusivo para ônibus da história de Florianópolis.

Não foi só isso, porém: também foram iniciadas as obras de pavimentação e requalificação da rua Padre Rohr, que liga Santo Antônio de Lisboa ao Sambaqui, no Norte da Ilha, e a revitalização (quase concluída) da  rua Pastor William Schisler Filho, no Itacorubi. Sem sair do tema obras viárias, podem ser citadas também o início da construção do elevado do Rio Tavares – que teve de ser precedido por um cuidadoso exame arqueológico, por causa da existência de prováveis sambaquis na área – e as requalificações da avenida Jorge Lacerda, na Costeira do Pirajubaé, e de trecho da rodovia Baldicero Filomeno, no Ribeirão da Ilha, além de centenas de recuperações asfálticas na Ilha e no Continente.

Saindo um pouco do assunto sistema viário, a Costeira está ganhando também a primeira pista pública de skate, com capacidade para abrigar competições internacionais. E em termos de patrimônio, a Secretaria de Obras responde pela tutela do restauro da Casa de Câmara e Cadeia, que vai ser transformar no Museu da Cidade.

Em termos de obras futuras, já estão encaminhadas a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira – que faz parte do anel viário – a revitalização da avenida das Rendeiras, na Lagoa, e a construção de um trapiche no bairro João Paulo.

  • Turismo

Um dos grandes passos dados sobre a coordenação da Setur em 2015 foram os estudos e o lançamento do edital para a implantação do Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte.

Os trabalhos da Operação Presença – Verão 2014/2015 obtiveram ótimos resultados, tendo 75% das ações previstas respondidas. Em 2015/2016, mais de 70 entidades estão envolvidas na operação, para proporcionar uma temporada tranquila aos turistas e moradores. A reativação da linha turística – Aeroporto/Centro –, a instalação de 200 banheiros químicos, a distribuição das pulseiras de identificação das crianças nas praias e a fiscalização dos ambulantes são algumas das ações da operação.

Novas placas de sinalização turística foram afixadas em 66 pontos da cidade, apontando pontos turísticos e rotas gastronômicas pelos diversos bairros da Capital. E um embelezamento: as paredes do elevado da Seta, no Sul da Ilha, foram artisticamente coloridas por um grupo de 26 grafiteiros.

Entre outras ações, a Secretaria foi responsável pela realização e a programação de grandes eventos na cidade, como o Carnaval, a reinauguração do Mercado Público, a 16ª Fenaostra, o Natal e o Réveillon.

Do ponto de vista de divulgação, a Setur participou de 20 feiras, rodadas de negócios, nacionais e internacionais, fortalecendo o contato com operadores, agências e o trade.  No âmbito doméstico, foi aberto um novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Mercado Público e o espaço da Rodoviária está em reforma: ambos tem à disposição mesas interativas, com informações do destino.

  • Administração

Entre os destaques deste ano, está o trabalho realizado no Portal Transparência, considerado o sexto mais completo entre as capitais brasileiras, e o segundo mais transparente de acordo com Controladoria Geral da União.  

A valorização e incentivo aos servidores municipais é um compromisso contínuo da Secretaria. Em 2015, o programa de capacitação envolveu a formação dos servidores em diferentes espaços e modalidades e foram disponibilizadas quase duas mil vagas por meio de parcerias, como, por exemplo, o PNAFM. A adoção de práticas simples em nosso cotidiano, como do projeto ‘Pequenas atitudes fazem a diferença’, desenvolvido pela Diretoria de Gestão Administrativa da SMA, incentivou os servidores a adotarem medidas simples para diminuir os resíduos produzidos na Secretaria e foi registrada a economia de 70% dos gastos com o consumo de material plástico.

A SMA celebra também a economia de quase R$ 2 milhões em gastos com a frota de quase 600 veículos da prefeitura com a reformulação do sistema de controle com mais gestão.

Por intermédio da Secretaria da Administração, a Prefeitura convocou em 2015 quase 1,6 mil profissionais aprovados em concursos realizados entre os anos de 2012 e 2014 para ampliar o quadro civil e do magistério. Neste ano, lançou ainda dois novos editais, com a finalidade de ampliar o quadro da educação e da Guarda Municipal. As convocações deverão acontecer em 2016.

A experiência bem sucedida de restauração, revitalização e profissionalização administrativa do Mercado Público de Florianópolis sob a responsabilidade da Administração é considerada uma referência entre os mercados brasileiros. O trabalho se destaca por exigir regras que priorizam a padronização dos espaços, a melhor apresentação dos produtos, a manutenção permanente das áreas individuais e coletivas, além de garantir a melhor atratividade comercial, cultural e turística, beneficiando o comércio local.

  • Habitação e Saneamento

Até 18 de dezembro, a Secretaria de Habitação chegaria à entrega de 18 casas na região do Maciço do Morro da Cruz (13 modulares e 5 de alvenaria de blocos). As unidades foram construídas com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a partir do convênio com a Defesa Civil, representando um salto na recolocação de moradores que tiveram suas residências declaradas como em situação de risco ou tiveram que ser removidas para a viabilização de obras de infraestrutura relacionadas ao PAC, como aconteceu no Morro do Horácio e na Nova Descoberta.

A Secretaria vem registrando em 2015 um grande avanço no processo de regularização fundiária em diversas comunidades, não apenas no Maciço, mas também no Sul da Ilha (Panaia), Norte (Vila União) e Continente (Comunidade Chico Mendes). No Maciço,  onde a Secretaria de Habitação está utilizando o Programa Lar Legal para promover a regularização, 148 propriedades da Serrinha já foram cadastradas.

Em 25 de Junho, foi assinado convênio para a ampliação do Programa Floripa Se Liga na Rede. Nesta segunda etapa, serão investidos R$ 1,2 milhão/ano ao longo de quatro anos, chegando agora à região central e ao Continente. Em agosto, a primeira etapa do Programa ultrapassou a marca de 40 mil vistorias, e o ano chega ao fim com mais de 45 mil visitas e/ou inspeções.

Em relação a obras de contenção, a que merece destaque é o muro de arrimo da Mariquinha, que já foi finalizado, passou por inspeção e será formalmente entregue à comunidade no dia 14 de dezembro.

  • Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social intensificou as abordagens de rua em 2015. No total, 1.148 pessoas foram abordadas e 149 moradores de rua foram encaminhados para as casas de acolhimento. Em um ano de funcionamento, o Albergue Municipal acolheu 1,6 mil moradores em situação de  tua e registrou aproximadamente 12 mil pernoites.

O Centro POP atendeu quase 1.000 usuários em 2015, a maior parte deles na faixa etária dos 18 aos 39 anos. Após triagem no local, 316 pessoas foram encaminhadas para o albergue. Os moradores de rua tiveram diversas atividades no espaço. Foram realizadas oficinas esportivas e culturais.

O ano se encerrou com a ação Caixa de Pandora, que tratou das questões emocionais e psicológicas dos frequentadores da unidade. A Semas está recenseando os moradores de rua para saber onde passam a noite, de onde vêm e há quanto tempo estão na rua.

Entre maio e agosto, a Assistência Social fez uma grande operação para abrigar os imigrantes haitianos e senegaleses. Na primeira fase do acolhimento, 178 pessoas passaram pela estrutura montada pela Prefeitura e receberam alimentação, hospedagem e atendimento em saúde; na segunda, 310.

A Assistência Social encaminhou a maioria dos imigrantes para outros municípios e viabilizou ainda empregos nas regiões de Santa Catarina. Os imigrantes foram cadastrados e também puderam fazer documentos durante a estada em Florianópolis.

O Projeto Viver Ativo da Secretaria Municipal de Assistência Social atendeu 870 idosos por mês durante o ano, com atividades esportivas. Na área dos idosos, a Semas promoveu 11 tardes culturais, movimentando cerca de cinco mil pessoas com eventos culturais e demais ações que desenvolveram o bem estar da terceira idade. Do lado da infância e adolescência, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social do Município atendeu em média 400 crianças e adolescentes por mês nas nove unidades existentes, com a realização de atividades educativas e culturais.

  • Segurança e Gestão de Trânsito

Além de cuidar de suas atribuições ligadas à segurança, a Guarda Municipal de Florianópolis vem consolidando seus projetos sociais: depois do Coral Vozes do Arvoredo, que agrega 100 crianças e adolescentes da região da Vila do Arvoredo (Ingleses), o projeto da vez é o Boxe na Escola, que ensina o boxe olímpico a estudantes da rede pública municipal de ensino, e em novembro, formou mais 91 alunos. Sem sair do ambiente estudantil, a GMF ainda viu frutificar seus esforços pela segurança das crianças com a Operação Ronda Escolar, levando os policiais para a porta das escolas.

A Guarda Municipal ainda ao longo deste ano colocou em funcionamento a ROMU, uma patrulha encarregada de aplicação da lei. Seu trabalho é baseado em técnicas e procedimentos táticos e suas ações baseadas na mediação dos conflitos, na intervenção especializada e na constante busca da paz social. O Tribunal de Justiça doou dois ônibus para a GMF, que estão sendo utilizados para o transporte do efetivo e dos alunos que são atendidos pelos projetos educacionais.

Já a Defesa Civil, o setor da Secretaria de Segurança efetuouJ averiguações sobre locais de risco, com produção de relatórios e pareceres técnicos. Além do monitoramento constante, investiu na atividade educacional, como o projeto Defesa Civil na Escola, que tem como objetivo capacitar a comunidade escolar, principalmente as que estão próximas ou diretamente localizadas às áreas de risco, vulneráveis a todo tipo de fenômeno e diversidade climática.

  • Ciência e Tecnologia

Em 2015, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) realizou três edições do programa Empreendedor no Bairro – na Fazenda do Rio Tavares, no Centro e nos Ingleses – e duas do Reciclaí, um projeto de conscientização para o descarte do lixo eletrônico, que foi levado em outubro à Biblioteca Professor Barreiros Filho, no Estreito, e em novembro à avenida Paulo Fontes, no centro da cidade. Além do Empreendedor propriamente dito, houve uma oficina de capacitação de empreendedorismo na Trindade, em agosto.

Mas a participação da SMCTDES foi muito mais ampla este ano: foi componente importante na elaboração do projeto Centro Sapiens – que pretende transformar o Centro Histórico num berço de empresas de tecnologia e foi lançado em setembro – e na idealização do projeto de lei complementar que objetiva simplificar a obtenção de alvarás de funcionamento aos empreendedores que desejem regularizar sua situação perante a Prefeitura.

A Secretaria também se fez representar em eventos ligados à tecnologia e inovação, como a Feira Internacional de Tecnologia, Inovação e Design do Mar Itália-Brasil (FIMAR), que aconteceu em junho, e, no mês anterior, o 29º Encatho & Exprotel, uma feira de tecnologia ligada ao setor hoteleiro.

  • Continente

Com uma população chegando perto dos 150 mil habitantes, distribuídos em 11 bairros, o setor operacional da Secretaria do Continente fecha o ano ultrapassando os 900 atendimentos, entre recuperação asfáltica, recuperação de calçadas, pavimentação de ruas, recolocação de lajotas, serviços de pedreiro, capina, roçagem, operação tapa-buracos, limpeza de meio-fio, recuperação de drenagem e serviços de jardinagem e podas de árvores.

Outro setor que também teve muito trabalho neste ano foi o de fiscalização, que computa cerca de 5.200 atendimentos entre os setores de fiscalização de obras e fiscalização de serviços públicos. Entre as atividades prestadas à população, estão processos atendidos (em fiscalização de obras, 1.138 + 384 em serviços públicos), vistorias (em fiscalização de obras, 1.736 + 1.940 em serviços públicos), embargos (40), autos de infração (em fiscalização de obras, 140 + 535 em serviços públicos), autuação (em fiscalização de obras, 71 + 535 em serviços públicos) e eventos licenciados (135).

A Secretaria também teve uma grande atuação na recuperação e revitalização de vários espaços públicos, como praças, parques infantis, deques, implantação de pergolados, instalação de equipamentos de ginástica e colocação de diversos bancos e lixeiras.

  • Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana finaliza este ano com a conclusão da licitação para o serviço de táxi na cidade. Até janeiro, 200 novos veículos de alto padrão estarão rodando em todas as regiões de Florianópolis, trazendo conforto aos moradores e turistas. Este ano também foi possível aos usuários do sistema que frequentam o Aeroporto Hercílio Luz, realizar o pagamento das corridas de forma antecipada, com uso de cartões de crédito, débito e também em dinheiro. A medida vem trazendo comodidade aos usuários e segurança aos taxistas, que não necessitam carregar grandes quantias em dinheiro.

A facilidade do pagamento com cartão também se estendeu aos usuários do estacionamento rotativo, que podem efetuar a  recarga por meio de cartão de crédito ou débito. O crédito vai instantaneamente para a conta on-line do usuário, podendo ser utilizado no ato da compra.

As melhorias não ficaram restritas ao serviço de táxi ou aos usuários da Zona Azul, porém: quem utiliza o transporte coletivo, por exemplo, pôde perceber a reforma e também a colocação de novos abrigos de passageiros – estão sendo investidos quase R$ 4 milhões para compra de 200 novos abrigos e também reforma, conservação e limpeza dos equipamentos.

  • Cultura

A democratização do acesso às artes e a criação de novos espaços culturais na cidade foram destaques na atuação da Secretaria Municipal de Cultura em 2015. Com a inauguração do Armazém da Renda, no Mercado Público, a Administração Municipal fortalece a produção da renda de bilro em Florianópolis e valoriza o ofício das rendeiras, dando visibilidade a essa tradição cultural secular. O prédio histórico também ganhou o Mural da Cultura, espaço que está divulgando o trabalho de artistas visuais da cidade e levando mais cores à ala norte.

A SeCult também ampliou o atendimento na Escola Livre de Música de Florianópolis, propiciando o aprendizado musical gratuito a mais de 600 alunos nos núcleos do Centro e do Campeche, atendendo adultos, jovens e crianças a partir de seis anos. Em parceria com as comunidades, viabilizou ainda a implantação de centros de cultura nos bairros Santo Antônio de Lisboa, Ingleses e Córrego Grande, oferecendo ao público espaços permanentes de convívio com as artes.

Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a secretaria fomentou a produção artística local, viabilizando a realização de projetos como o Jurerê Jazz Festival, Museus Virtuais, Domingo é Dia de Teatro, Prêmio Desterro, Mostra de Dança A Noite é uma Criança, e Mostra de Corais, além de incentivar o lançamento de livros, exposições, CDs e filmes. Entre as iniciativas culturais próprias, merecem destaque o Projeto Território das Artes, 21ª Maratona Fotográfica de Florianópolis, Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo e o Ciclo do Divino Espírito Santo.

Em 2015, mais de 700 atividades gratuitas foram oferecidas a moradores de Florianópolis e turistas nas áreas de cultura popular, artes visuais, circo, dança, teatro e música, entre outras linguagens. Os projetos e ações realizadas pela Secretaria, juntamente com iniciativas apoiadas pela instituição, beneficiaram cerca de 400 mil pessoas ao longo do ano.

  • Defesa do Consumidor

Defesa do Consumidor, que em abril de 2015 obteve status de Secretaria pela primeira vez na história da Capital, fortaleceu-se e, consequentemente, ganhou mais autonomia. Ao longo do ano, foram realizados 9.644 atendimentos, com 74,58 % dos casos resolvidos no âmbito administrativo.

O ano também foi de intensa fiscalização junto a postos de combustíveis, supermercados e bancos. Trabalho que culminou na redução de até 17% no preço da gasolina após constatação de aumento abusivo, em apreensões de produtos vencidos e acondicionados irregularmente e no fechamento temporário de três agências bancárias (do Itaú, Santander e HSBC) por desrespeito ao limite de tempo de espera pelos usuários.

Outra ação que merece destaque foi a realização do 1º Mutirão de Recuperação de Crédito, com 2,8 mil atendimentos a endividados e pelo menos R$ 1,32 milhão em valores negociados.

  • SESP

Até 1º de dezembro, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) emitiu 581 autos de apreensão de produtos clandestinos, num total de  mais de 12 mil unidades confiscadas. Isto representa um aumento de cerca de 40% em relação a 2014.  Isso pode estar relacionado ao aumento, de 30%, no número de fiscais atuando nas ruas da cidade.

Para abrir caminho à legalidade do comércio de rua, foram abertas, numa iniciativa inédita, 300 vagas para o comércio ambulante de gêneros alimentícios nas ruas e praças da região central e demais bairros da Ilha de Santa Catarina. O edital previa uma série de exigências de higiene a serem cumpridas, garantindo a segurança alimentar do cidadão.

Perto do final do ano e antevendo o acréscimo acentuado no movimento na cidade, o prefeito Cesar Souza Junior assinou convênio de parceria com a Polícia Militar, de modo a que seus efetivo passe a atuar como auxiliar na fiscalização e apreensão de produtos clandestinos nas ruas de Florianópolis.
Em termos de controle de obras, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU), a quem está subordinada a SESP, realizou 4.818 vistorias de abril a outubro, que resultaram em 1.597 autos de infração e 955 embargos.

  • IGEOF

No primeiro mês do ano, o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) criou o Balcão de Oportunidades Municipal (BOM), que possibilitou centenas de encaminhamentos para o mercado de trabalho. O BOM começou no Mercado e mudou para a rua Deodoro; no Mercado, ficou o Espaço do Trabalhador – um centro de prestação de serviços de apoio ao trabalhador. Ainda no que diz respeito a oportunidades de emprego, aconteceu recentemente mais uma edição do Feirão de Empregos, com disponibilização de 1.200 vagas para contratação imediata.

Na parte de capacitação, foram iniciados vários cursos, entre eles o Aprender a Vender, em parceria com o Instituto Nexxera, e de Inglês, com o Sematec. Também foi realizado um seminário destinado apenas a peixeiros e comerciantes de frutos do mar, na primeira etapa do seminário técnico da Fenaostra. A segunda etapa, realizada na abertura da 16ª Fenaostra, foi voltada à demarcação de parques aquícolas.

A primeira etapa do intercâmbio de maricultores para a França também aconteceu em 2015. Três maricultores de Florianópolis ficaram na região de Bourcefranc Le Chapus – referência no cultivo de ostras na Europa – e dois estudantes de maricultura estiveram em Florianópolis, para aprender o sistema de cultivo na Ilha.

Ainda em 2015, ‘no apagar das luzes’, o IGEOF vai inaugurar o Empório da Economia Solidária, no Mercado Público, e a Feira Palácio de Natal, uma parceira entre IGEOF, IDIT e Sebrae.

  • Floram

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) agiu em todos os flancos para proteger, preservar, valorizar e difundir a consciência ambiental em nossa cidade, com  ações educativas, como cursos, palestras e workshops, que foram ministrados pela educação ambiental. A Floram buscou mais integração com a população através de atividades como a corrida ecológica, festa das crianças, piquenique no parque, pedágio de mudas, fazendo assim a aproximação de moradores e visitantes aos espaços públicos e difundindo a consciência ambiental entre os presentes.

Além do caráter educativo e preventivo, a Floram cumpriu também sua função corretiva: durante o ano, foram executadas 23 demolições de construções erguidas em área de proteção e houve duas grandes apreensões de materiais ilegais. Em contrapartida, o órgão ambiental também construiu: cinco novas praças surgiram das mãos dos profissionais do Departamento de Parques e Áreas Verdes, que ainda foram responsáveis pela revitalização de dez praças já existentes e de 16 canteiros em vias públicas.

Devido ao seu trabalho e aos resultados alcançados, o Município foi exemplo para outros estados. A se destacar a trilha acessível do Parque do Córrego Grande, que foi modelo para o estado do Acre e pauta para a imprensa especializada, como a revista Incluir. O Departamento de Controle de Emissão Sonora, por seu turno, foi convidado a falar em Campo Grande (MS) sobre o modelo de trabalho que tem gerado excelentes resultados no combate à
poluição sonora.

  • IPUF

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) realizou uma série de ações, que tiveram como objetivo planejar e desenvolver estudos e pesquisas com foco no crescimento ordenado da capital catarinense. Entre os projetos desenvolvidos, podem ser citadas a restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que transformará o prédio no primeiro museu sobre a história de Florianópolis, o projeto de restauro da Ala Sul do Mercado Público e o projeto Centro Sapiens, onde se pretende revitalizar a parte leste do Centro Histórico de Florianópolis, com a instalação de start-ups  de jovens empreendedores.

Além desse projetos, vale ser destacada a realização das Oficinas Comunitárias de Mobilidade (17, no total) que aconteceram em todas as regiões da Capital, com objetivo de criar do Plano de Mobilidade de Florianópolis.

  • Comcap

Na Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), 2015 foi o ano de aumentar os indicadores de reciclagem, com o tratamento descentralizado de resíduos orgânicos e o estímulo à entrega voluntária pelos cidadãos.

Práticas de agricultura urbana e compostagem doméstica e implantação de hortas comunitárias foram estimuladas sob a vitrine da Feira de Orgânicos Viva a Cidade.  Os dez pontos de entrega voluntária de vidro (PEVs), instalados no Continente, têm produzido em média cinco toneladas por mês, confirmando a adesão da comunidade. Mais 20 PEVs passam a operar na área central, metade para vidro e metade para outros recicláveis secos.

A Comcap oferece quatro ecopontos, para onde as pessoas podem encaminhar resíduos. A rede faz parte do esforço da municipalidade para zerar o descarte irregular de resíduos volumosos, que compromete a paisagem urbana e oferece risco à saúde pública.