Defesa Civil

14/01/2016 - Segurança
Começa o Projeto Educa Ação de Verão
Cerca de 100 crianças de duas creches já conheceram o projeto através de aulas descontraídas

foto/divulgação: Zenilda Stein

Creche Julia Maria Rodrigues, no bairro do Jardim Atlântico apresentação do mosquito da Dengue

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Educação, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil, iniciaou uma bateria de ações educativas e preventivas nas creches que participam do programa Creche no Verão: são palestras e oficinas para esclarecer as crianças e demais membros da comunidade escolar sobre como evitar e agir frente aos riscos oriundos da estação mais quente do ano.

 

As temperaturas elevadas exigem cuidados especiais. Nesta época do ano, aumenta a incidência de doenças de pele (como micoses) e de insolação, desidratação e as temidas dengue, zika e chikungunya. Crianças e idosos são os que mais sofrem com essas alterações, mas a prevenção é importante para qualquer idade.

Além da maior vulnerabilidade a doenças, também existem os riscos ambientais deste período, como maior incidência de raios, tempestades, chuvas de verão, vendavais e até possíveis escorregamentos.

De acordo com o Coordenador de Prevenção da Secretaria Municipal de Educação, professor Charles Schnorr, as ações irão construir conceitos preventivos através de conversas lúdicas e descontraídas, onde educadores, agentes de Defesa Civil e da Vigilância em Saúde irão interagir com a criançada, pais e educadores, sobre essas temáticas tão presentes em nosso verão.

A parceria entre as Secretarias municipais e a Secretaria de Estado da Defesa Civil é um passo importante para integralizar os conceitos de prevenção. Para a agente de Defesa Civil de Florianópolis e educadora Lucia Faraco, “esse é o momento de unirmos forças, pois, em uma estação onde todos pensam em diversão, o cuidado muitas vezes fica de lado, e nosso objetivo é exatamente esclarecer não apenas as crianças, mas todas as pessoas nas comunidades envolvidas no projeto”.

Fora as dicas de saúde, as crianças tomam conhecimento de conceitos preventivos de proteção e defesa civil, ensinando-se como se comportar quando nos deparamos com situações adversas, como tempestades, raios e trovões, vendavais e possíveis chuvas torrenciais, mostrando que Defesa Civil é muito mais que uma ação de resposta, mas também uma responsabilidade social, onde todos têm a sua possível contribuição.

O projeto tem aulas com duração de aproximadamente uma hora e começou nesta quinta-feira (14) na Creche Julia Maria Rodrigues, no bairro do Jardim Atlântico, e na sequência foi à Creche Almirante Lucas Alexandre Boiteux, no Centro. Na próxima quarta-feira (20), estará nas unidades do Leste da Ilha, NEI Colônia Z11 (Barra da Lagoa) e NEI Vinculado Costa da Lagoa (Costa da Lagoa).

A ideia é que todas as unidades de verão sejam atendidas, sendo que após as férias o projeto Defesa Civil na Escola voltará com força total.

CONTATOS

 

Prof.Ms. Charles Schnorr – 8495 0193 – movimentos@gmail.com

Agente de Defesa Civil Lucia Faraco – 8446 0499 – luciadefesacivil199@gmail.com

Coord. Regional de Defesa Civil - Angelo Volpato - 9130 2325. - angelo@sdc.sc.gov.br

 

 


galeria de imagens