Fundação Municipal de Esportes

30/10/2017 - Esporte
Florianópolis conquista primeiro título dos Jasc 2017

foto/divulgação: Heron Queiroz/ Fesporte

Equipe de remo de Florianópolis conquista medalha de ouro nos Jasc 2017

A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) começa oficialmente na próxima sexta-feira, 03 de novembro, mas Florianópolis já garantiu o primeiro título da competição.

 

A medalha de ouro foi conquistada neste domingo, 29 de outubro, pela equipe de remo que venceu com folga, 47 pontos no total. Na disputa que ocorreu em Florianópolis, Blumenau ficou com a segunda colocação (30 pontos) e Chapecó em terceiro (27 pontos).

 

Apesar da vitória, a modalidade, a única disputada fora do município sede dos Jasc 2017, não conta para a pontuação geral dos Jogos, pois apenas sete municípios participaram, um a menos que o mínimo estabelecido.

 

A etapa estadual dos Jasc que acontece de 03 a 11 de novembro em Lages terá a participação de 4.600 atletas de 96 municípios catarinenses disputando em 27 modalidades: atletismo, basquetebol, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro (armas curtas, armas longas e ao prato), triathlon, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

A delegação de Florianópolis vai aos Jasc com 270 pessoas, entre 246 atletas e 24 dirigentes competindo em 14 modalidades: triathlon (Masculino/Feminino), bocha (F), handebol (M), judô (M/F), karatê (M/F), taekwondo (M), voleibol (F), vôlei de praia (M), punhobol (M), tênis (M/F), tênis de mesa (M), ginástica artística (M/F), ginástica rítmica e ciclismo (M/F).

 

A expectativa é de que a Capital do Estado fique entre os cinco primeiros na classificação geral dos Jasc. Desde 2012, Florianópolis não é o grande campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

 

De acordo com secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Alves, no início deste ano as equipes e os atletas estavam desmotivados, consequência da falta de comprometimento da gestão passada com o esporte.

 

Neste ano todos os convênios, tanto de representação como os comunitários, estão com o pagamento em dia, o que possibilita mais oportunidades para os esportistas. “O nosso desempenho está diretamente relacionado à responsabilidade que o Município tem com o esporte”, enfatizou o secretário.