Fundo Municipal de Cinema

24/05/2012 - Cultura
Cine Pitangueira exibe Caminhos do Cineclubismo
Filme discute a história do 80 anos dos cineclubes no Brasil

foto/divulgação:

Paulo Emílio Salles Gomes é um dos personagens do documentário

O cineclube Pitangueira exibe nesta terça, dia 29, às 20h, Caminhos do Cineclubismo, uma concepção fílmica de Diomédio, na programação Cinema & Público, voltada para a relação de filmes com seus espectadores

 

O documentário, realizado em 2008, narra os caminhos do movimento cineclubista, que foi escola de cinema para a formação de gerações de cineastas do mundo todo e que, no Brasil, completa 80 anos de vida. O cineclubismo no Brasil teve início com um grupo de amigos amantes do cinema que, em 1928, fundou o Chaplin Club, no Rio de Janeiro.

 

De lá pra cá, o cineclubismo passou pelo brilhantismo de Paulo Emilio Salles Gomes, com o Clube de Cinema de São Paulo e, depois, a Cinemateca Brasileira; pela repressão política imposta pelos militares de plantão, nas décadas de 1960, 1970 e metade de 1980, com a perseguição, a censura e o fechamento de cineclubes.

 

Nos anos 1990 é época do marasmo e o quase falecimento do movimento cineclubista, enquanto organização. Já nos anos 2000, a reorganização, a revitalização das salas, a adaptação às novas tecnologias - e rumo ao grande encontro comemorativo de 2008.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

 


O quê: Exibição de Caminhos do Cineclubismo, uma concepção fílmica de Diomédio
Quando: terça-feira, 29 de maio, às 20h.
Onde: Cineclube Pitangueira. Casa das Máquinas. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Florianópolis.
Quanto: gratuito