Guarda Municipal de Florianópolis

22/05/2013 - Trânsito
Aniversário da Guarda Municipal de Florianópolis - 9 anos
. Para comemorar a importante data, uma série de atividades está marcada para acontecer na próxima quarta feira , 23 de maio a partir das 13 horas na Biblioteca Pública Professor Barreiros Filho, popularmente conhecida como Biblioteca do Estreito. O trabalho da Guarda Municipal de Florianópolis, especificamente a do Setor de Educação efetuado durante praticamente uma década será uma pequena parte que caracterizou a idealização, bem como a colocação em prática de determinados projetos voltados à Educação Infantil: em todos os sentidos.

foto/divulgação: GMF

Trabalho com as futuras gerações

      Com o propósito de envolver as crianças no universo de uma  cidade urbanizada montada do tamanho para apresentação  teatral dos bonecos.

Cada escola do município recebe a visita dos educadores da GMF , que sempre segue o concorrido cronograma de  atividades que já superou a casa de 30 mil crianças assistidas com o projeto curricular, elaborado sobre o edital da SENASP.

Na cidade fantasiada, urbanizada e transitada quase real a atividade lúdica desenvolvido  pela Guarda Municipal de Florianópolis para o real, a realidade para alterar mudanças individuais. Essas atividades são programadas anualmente, mas a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão tem por meta ampliar os serviços, principalmente ao público  infanto - juvenil no maior número possível de escolas para acolher o projeto.

     Detalhado , além da apresentação teatral com os bonecos de pano, cabe destacar o Coral da GMF que é fruto do projeto piloto com comunidades carentes através da Secretaria Nacional com objetivo de reaproximar a esfera do poder público e apresentando conceitos cidadãos.

Esse foi e é  o mote do trabalho da instituição com a comunidade Favela do Siri, localizado no Norte da  Ilha. Com início de povoação irregular a acesso aos serviços públicos praticamente inexistentes , a Rua do Siri , em APP (Área de Preservação Permanente) já a partir da década de 70, chegando ao número de 35 famílias em 1985.

Área caracterizada por dunas fixas e móveis logo o número de moradores aumenta consideravelmente, tendo na sua maioria origem do estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do  Sul. Com uma leve supremacia para população do interior catarinense.

     A partir de 2005, o índice de criminalidade seguia resultado firme  devido ao alto desemprego juvenil. Foi a partir da grade curricular autorizada pela Secretaria Nacional que o departamento de educação da Guarda  fez o papel conciliador entre comunidade , ambiente educacional com a junção de professores e auxlilares de sala e o principal , a participação significativa de pais e alunos. Esse foi o embrião do Coral da  Guarda.

    A apresentação desse empenho dos agentes para quem não viu e que de alguma forma fez parte do projeto ,foi emocionante, quando  na última edição realizada na Lagoa da Conceição, no evento Prefeitura no Bairro, Meninos e meninas da comunidade da Favela do Siri , cantaram o "Rancho de Amor à Ilha ". É  possível e o Coral da Guarda enfatiza a importância do trabalho nas futuras gerações.

     A escola aceitou e gradativamente a comunidade resgatou anseios e a realidade ainda que de forma lenta, segue a mudança. Hoje são os jovens do Coral , amanhã cidadãos e cidadãs com deveres e direitos .

Veja a apresentação do Coral da Guarda

 

                Programação

Período matutino:

› 9 horas - abertura com teatro de fantoches;

› 9h 30 min - varal literário;

› 10h 30min - teatro Pequeno Príncipe

› 11h - Coral da Guarda  (fechamento matutino)

 

Período vespertino:

› 14h - Teatro de fantoches

› 15h - Boi- de- mamão 

› 16h - Teatro Pequeno Príncipe

› 16h 30min - Coral da Guarda  (fechamento vespertino)


galeria de imagens