Guarda Municipal de Florianópolis

24/05/2013 - Segurança
Operação Balada Legal fiscaliza condutores na Beira-Mar
Meta é conscientizar os motoristas de que a mistura de álcool e direção é quase sempre fatal

foto/divulgação: Roberto Machado

Detran de vários estados apoiaram a ação da GMF

Já era início de sexta quando toda a equipe que fez parte da Operação Balada Legal apresentou os dados. Com 3 horas de duração e com o apoio do Detran aconteceu nesta quinta feira, na Avenida Beira Mar Norte, mais uma edição do evento liderado pela Secretaria e Defesa do Cidadão de Florianópolis.

O governo federal tem investido forte na publicidade com o propósito de diminuir o número de acidentes de trânsito, vítimas fatais ou inválidos  - que de uma forma ou de outra acaba destruindo outras famílias-, por conta da imprudência dos condutores em não respeitar a sinalização.

Carros e motos eram abordados e na ação o procedimento padrão: solicitação de documentos. A Guarda Municipal de Florianópolis nessas operações leva sua unidade móvel que faz comunicação direta com o sistema do DETRANET.

Órgãos de diversos estados da federação participaram da operação através de convite realizado pelo Detran/SC. Representantes do Detran dos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro; o órgão que administra o trânsito em Belém- PA e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro. Estas e demais instituições estarão na capital participando de um simpósio oferecido pelo Detran local, cujo evento termina hoje.

                                    NÚMEROS DA OPERAÇÃO

♦ Teste com Bafometro descartável 29

♦ Teste no Etilômetro- 1- Resultado Negativo

♦ Veículos Abordados 100

♦ Condutor com Habilitação Vencida 5

♦ Condutor sem Habilitação 1

Pela Legislação , o condutor ao ser flagrado com CNH vencida fica no local da operação sob a supervisão dos agentes da GMF até a chegada de motorista devidamente habilitado. Nesse tempo, toda documentação referente ao veículo é constatado junto ao Sistema do DETRANET. Não há necessidade da remoção do veículo para esse caso , em específico.

 

Para quem anda com Carteira Nacional de Habilitação vencida perde 7 pontos na carteira , considerada infração gravíssima e desembolsa o valor de R$ 191,54.