Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

16/11/2015 - Social
25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher
A 7ª edição da Campanha 16 Diasde Ativismopelo Fim da violência Contra Mulheres traz mais de 40 atividades sobre a temática.

foto/divulgação: Gislene Hoffmann

Campanha 16 dias de ativismo

A violência contra a mulher acontece em todos os lugares, principalmente dentro da própria casa.  Apesar da violência física e violência intrafamiliar / doméstica liderarem o ranking das violências sofridas pelas mulheres, outros modelos também são praticados dentro e fora das famílias e ocorrem tanto no espaço público como no privado, muitas vezes nem observados como atos de violência e privação de direitos das mulheres, tais como: violência sexual, violência psicológica e moral, violência patrimonial, violência conjugal e violência institucional. 


Em Florianópolis, no ano de 2014, os serviços relacionados à violência contra a mulher apresentam os seguintes dados: 552 mulheres acolhidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CREMV, 52 mulheres acolhidas na Casa de Passagem, 45 orientações realizadas por meio do disque denúncia municipal (0800 643 1407) referente à violência contra as mulheres e 33 orientações realizadas por meio do disque denúncia municipal (0800 643 1407) referente às mulheres em situação de rua.

 

Neste sentido a Prefeitura de Florianópolis por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres vem se preocupando em mudar esta realidade, articulando políticas, serviços e ações que deem conta de atender as mulheres que sofrem violência e de contribuir para um processo de mudança cultural onde homens e mulheres tenham igualdade de direitos e a diversidade seja respeitada.

 

Este ano estará realizando a 7ª edição em conjunto com outros órgãos governamentais e não governamentais a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da violência Contra Mulheres.


A Campanha teve sua abertura dia 20 de novembro (clique aqui para ver a programação completa), com o Dia da Consciência Negra, às 11h, no Largo da Alfândega e serão  mais de 40 atividades até o dia 10 de dezembro.

 

Dentre as principais datas que compõe essa Campanha,  destaca-se o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulheres. Para este dia estava programada, das 15h às 19h, na Av. Paulo Fontes, a  “Oficina meu corpo me pertence”, em parceria com Kyokushinkai da IKS - Internacional Kyokushinkai Sudamérica, o COMDIM, a Guarda Municipal, Fundação Municipal de Esportes e Secretaria do Continente, onde as mulheres teriam a oportunidade de realizar um Curso de Defesa Pessoal. Em função da chuva, esse evento foi cancelado e será marcado uma nova data.

 

Acompanhe a programação e participe.


galeria de imagens