PROCON

12/01/2015 - Serviços
Procon de Florianópolis faz balanço de 2014
Órgão tem vários projetos para melhorar serviço em 2015

foto/divulgação: PROCON

Procon na semana de conciliação

O Procon é um grande aliado na defesa do consumidor e tem um papel fundamental para a execução e concretização das politicas públicas. O órgão é responsável por atender aos consumidores residentes ou que tiveram suas compras realizadas no município de Florianópolis. Além disso, o Procon também realiza audiências conciliatórias, promove palestras em faculdades e entidades de classes, promovendo a educação para o consumo, além de instaurar processos administrativos, autuando as empresas infratoras e realizando operações fiscalizatórias nos mais variados segmentos.

Em 2014, o órgão efetuou 7.497 atendimentos, com um índice de resolutividade de aproximadamente 70%. Foram realizadas 3.758 audiências conciliatórias, com uma resolutividade de 68%.

Segundo o Diretor do Procon de Florianópolis, Gabriel Meurer, "o índice de resolutividade é considerado satisfatório e está dentro da média nacional, mas para este ano iremos intensificar os esforços para melhorar cada vez mais a resolutividade e, consequentemente, a satisfação dos consumidores". Para Meurer, "a queda na resolutividade se dá por alguns fatores predominantes, como a falta de interesse dos fornecedores e a impossibilidade de conseguir intimar as empresas, principalmente as de comércio eletrônico, que não possuem um endereço físico. Isso tudo impacta no resultado final".

Atualmente, a principal reclamação dos consumidores é referente à telefonia, com 2.234 atendimentos, o que corresponde a 29,80% do total. Em segundo lugar, vem o setor financeiro, com 1.811 atendimentos, o equivalente a 24,16%. Nestes casos, como não houve solução das reclamações, o Procon instaurou processos administrativos e autuou várias empresas.

Para 2015 o Procon de Florianópolis planeja algumas ações para melhorar e otimizar o atendimento para os consumidores. Deve inaugurar o setor de cálculo, que será responsável por atender e resolver questões relacionadas ao superendividamento. A educação para o consumo também será fortalecida em 2015, com a parceria com a OAB/SC, promovendo palestras e cursos para empresas e consumidores sobre os mais variados temas relacionados a defesa do consumidor. O Procon nas escolas prevê palestras e entrega de materiais educativos para crianças e jovens da rede publica e particular de ensino.


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