PROCON

07/04/2015 - Consumidor
Notificada, emissora transmite jogo do Avaí
Veiculação da partida contra o Guarani de Palhoça deu-se em cumprimento à intervenção do Procon Municipal

foto/divulgação: Globo.com

Jogo passou ao vivo

Notificação emitida pelo Procon Municipal a partir de denúncias de torcedores do Avaí Futebol Clube levaram a Globosat e a Novo Horizonte Conteúdos Ltda, promotoras do programa Premiere Futebol Clube, a transmitirem na noite da última segunda-feira (6) o jogo Avaí x Guarani de Palhoça. Da mesma forma, a última partida do Campeonato Catarinense de Futebol 2015, a ser disputada entre o Atlético de Ibirama e o Avaí, também irá ao ar às 18h30 do próximo sábado (11).

 

“Acredito que as denúncias recebidas e, com base nisso, a notificação emitida pelo Procon foram fundamentais para que houvesse a transmissão dos jogos, pois, até então, nenhum jogo do quadrangular final seria transmitido”, comentou o diretor do Procon de Florianópolis, Gabriel Meurer.

 

A notificação por propaganda enganosa foi feita no dia 19 de março, em razão de as empresas terem buscado atrair clientes interessados em assinar o pacote completo da competição utilizando o mote “assistam a todos os jogos de seu time do coração”, deixando, no entanto, de transmitir, até aquele momento, as duas primeiras das seis partidas do quadrangular final.

 

Por causa da intervenção do Procon Municipal, a Federação Catarinense de Futebol, atendendo a uma solicitação da RBSTV/GloboSat, alterou o horário das duas partidas válidas pela segunda rodada do returno do quadrangular para segunda-feira – Avaí x Guarani de Palhoça e Marcílio Dias x Atlético de Ibirama. Mesmo assim, a partida entre Marcílio Dias x Atlético de Ibirama não foi transmitida.

 

Ainda segundo Meurer, apesar do cumprimento da notificação, o Procon de Florianópolis irá analisar a manifestação das empresas  “e, se constatada qualquer infração ao Código de Defesa do Consumidor, poderá ser aplicada multa que varia de R$ 400,00 a R$ 6 milhões para cada empresa".  

 

Devido ao problema da não transmissão dos jogos, cerca de 100 torcedores do Avaí fizeram reclamações ao Procon pelo e-mail institucional, além de manifestarem-se pelas redes sociais.