Gestão de Resíduos (SMMA)

24/09/2013 - Serviços
Comcap limpa orla castigada pelo mau tempo
Cerca de 15 toneladas de resíduos serão recolhidas nas praias, entre o Abraão e o Balneário, no Estreito

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Limpeza na Praia do Meio

A Comcap vai retirar até o final desta terça-feira (24) cinco vezes mais lixo da orla continental do que numa semana normal de trabalho. Desde segunda-feira, pela ação das chuvas, maré e vento, restos de madeira, galhos de árvores, animais mortos e outros resíduos chegam às praias, principalmente da Baía Sul.

Abraão, Itaguaçu e Coqueiros são as mais atingidas, mas também está sendo reforçada a limpeza em Santo Antônio, Sambaqui e Saco dos Limões.

A limpeza da orla, informa o diretor de Operações da Comcap, Marius Bagnati, é um serviço permanente da companhia, mas a quantidade recolhida aumentou muito nos últimos dias.

Para dar conta de recolher esse material, segundo o gerente do Departamento de Limpeza Pública da Comcap, Patrick Coelho, o contingente de limpeza de praias no Continente foi mais do que dobrado. Normalmente, oito auxiliares operacionais recolhem 200 sacos de lixo por semana entre o Abrão e o Balneário, no Estreito.

“Estamos hoje com mais do que o dobro do efetivo e, se fôssemos ensacar, mil sacos não seriam suficientes”, calculou Patrick. Os resíduos, por isso, estão sendo removidos em caixas e caçambas. A quantidade semanal recolhida na orla continental deve subir de três para 15 toneladas, estimou.