Gestão de Resíduos (SMMA)

30/09/2013 - Governo
Museu do Lixo: 50 mil visitantes numa década
Festa de aniversário foi animada, teve participação do prefeito em exercício, de escolas, Turma do Papum, SC Games, 3Rs e Reciclayton

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Aniversário de 10 anos no Museu do Lixo

Em uma década, o Museu do Lixo recebeu mais de 50 mil visitantes. O aniversário de dez anos desse espaço de educação ambiental da Comcap foi comemorado na sexta-feira (27), com a presença do prefeito em exercício, João Amin.

Na ocasião, o presidente da Comcap, Ronaldo Freire, destacou o esforço e o empenho da equipe liderada pela gerente do Departamento Técnico, Flávia Guimarães Orofino, para manter e ampliar as atividades do Museu do Lixo.

 

“A Comcap, que desempenha um importante papel operacional, tem aqui sua chance de trabalhar também a mudança da consciência das pessoas. Já temos uma geração de crianças que aqui se tornaram agentes ambientais. O que o Nei (Valdinei Marques, o Neiciclagem, coordenador do Museu) transmite, com esse dom especial, é aquilo que a Comcap quer transmitir”, disse. Segundo ele, os dez mil itens em catalogação permitem uma “viagem no tempo”.

 

"Aqui ninguém pensa em lixo"

O prefeito em exercício João Amin concordou que o espaço do museu representa bem a mudança de conceito que acompanha a última década. “Antes, lixo era lixo, hoje é combustível, adubo, energia. Quando se está aqui dentro, não se pensa em lixo, mas na riqueza dos objetos que oferecemos às pessoas.”


Segundo ele, seus pais tiveram de “aprender na marra”, a sua geração já teve educação ambiental na escola, mas nada se compara à consciência ambiental diferenciada da criançada hoje.

Nesse período de existência do Museu do Lixo, aliás, a coleta seletiva de materiais recicláveis da Comcap em Florianópolis aumentou cinco vezes, enquanto a coleta convencional quase dobrou.

O coordenador Valdinei Marques observou que durante a festa de dez anos sentiu como se o Museu do Lixo renascesse para uma etapa de mais uma década. Ele lembrou de empregados da Comcap que contribuíram para a instalação do Museu, em 2003, como  Gilberto de Souza, então gerente da Divisão de Destino Final, e Mário Cesar Silva, o Macarrão, então diretor de Operações.

Na reunião do colegiado desta segunda-feira, que ocorreu nas instalações do CTReS, o prefeito voltou a cumprimentar e agradecer à direção da Comcap pelo movimentação relacionada ao Museu do Lixo.