Gestão de Resíduos (SMMA)

28/01/2014 - Serviços
Presidente abre conversa com trabalhadores no pátio
Produção de resíduos sólidos aumenta 25% durante os meses de Verão, quando há coleta e limpeza diária nos principais balneários

foto/divulgação: Luís Antônio Morais

Conversa com Dr. Ricardo no pátio da Comcap

Em conversa no pátio com garis e auxiliares operacionais na manhã desta terça-feira, o presidente da Comcap, Ricardo Vieira, propôs uma nova visão de futuro para a empresa. Para superar a situação histórica de dificuldades orçamentárias e excessiva dependência do poder público, Dr. Ricardo, como é chamado, trabalha um futuro mais rentável para a Comcap.

 

O primeiro passo, aponta, é pactuar essa nova visão com os empregados. “O futuro da Comcap passa por discussões permanentes e conjuntas entre a direção, o sindicato e os empregados”, aposta.

 

Para tanto, respondeu uma a uma as reivindicações dos trabalhadores. Enumerou o que será feito, em termos de modernização das instalações e de equipamentos, para melhorar as condições de trabalho.

 

Aumento sazonal de 25% na produção de lixo

A Comcap tem conduzido com sucesso a Operação Verão, apesar das dificuldades. No Verão, a produção de resíduos sólidos aumenta 25% em relação à baixa temporada. Com maior volume e as dificuldades de deslocamento, os roteiros de coleta acabam atrasando, tornando as jornadas de trabalho mais extensas e cansativas.

 

Melhor condição possível no trabalho

coleta de lixo convencional se torna diária durante o Verão nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. Na média do Verão, a produção de resíduos aumenta cerca de 25% em relação à baixa temporada, com dias em que passa de mil toneladas (na baixa, a média é em torno de 450 toneladas/dia).

 

coleta seletiva de materiais recicláveis já é diária no Centro da cidade e nos balneários é mantida uma ou duas vezes por semana, nos mesmos dias e horários em que é feita na baixa temporada.

 

A limpeza da orla na Capital é feita pela Comcap com 128 pessoas, assim distribuídas:

 

 

  • Regional Sul: 13 efetivos e 12 temporários
  • Regional Leste: 20 efetivos e 12 temporários
  • Regional Norte: 21 efetivos e 50 temporários

 

 

Este ano, foi dobrado o número de lixeiras na orla e implantado o recolhimento noturno, depois das 21h, com os quadriciclos. Para que o banhista encontre sempre a praia limpa no dia seguinte. 

 

A operação tem tido sucesso tanto nas praias do Norte como do Sul da Ilha. Até na Praia Mole, por exemplo, local de difícil acesso, onde dois trabalhadores da Comcap tinham de suspender os sacos de lixo em varas de bambus para remover os resíduos recolhidos na orla até o caminhão de coleta.

 

Equipamentos como o quadriciclo fazem parte da proposta de introdução de novas tecnologias no sistema de limpeza pública, como os veículos elétricos já usados na área central da cidade.

 

Cada equipe noturna é formada por três pessoas.

São duas no Norte, uma no Sul e outra no Leste.

A limpeza noturna é feita diariamente durante o Verão nas seguintes rotas (sempre com quadriciclo para suporte):

 

  • Jurerê Tradicional e Internacional, Daniela e Praia do Forte
  • Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus
  • Campeche e Morro das Pedras
  • Joaquina, Mole e Barra da Lagoa.