Gestão de Resíduos (SMMA)

13/05/2014 - Meio Ambiente
Museu do Lixo abre visitas monitoradas à comunidade
Programação faz parte da Semana Internacional dos Museus

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Museu do Lixo

Inscrito na programação da 12ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Lixo da Comcap realiza a partir desta quarta-feira (14) visitas monitoradas com escolas públicas e privadas, oficinas de reaproveitamento de recicláveis como a que ensina a fazer sabão com óleo de cozinha e palestras.


Para facilitar a visitação da comunidade, o Museu do Lixo excepcionalmente vai abrir neste final de semana, segundo informa a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap, Glória Clarice Martins.

 

Na quinta-feira (15), a experiência de gestão dos resíduos sólidos no Poder Judiciário de Santa Catarina será apresentada em debate no Museu do Lixo, às 14 horas, e na sequência a procuradora da República Analúcia de Andrade Hartmann, fala sobre saneamento ambiental. 

O que é a semana

Entre os dias 12 e 18 de maio, ocorre a 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Nacional de Museu (Ibram/Ministério da Cultura), período em que as instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno de um mesmo tema - este ano, Museus: as coleções criam conexões. A agenda brasileira em torno do Dia Internacional de Museus, 18 de maio, atualmente, é o maior evento mundial da categoria.

12ª Semana Nacional de Museus
Museu do lixo

(programação aberta à comunidade sem agendamento prévio)

 

14, quarta-feira

 

  • 14h - Visita guiada ao Circuito e Museu do Lixo
  • 16h - Oficina de Sabão aberta à comunidade e empregados da Comcap, com a professora Patrícia Garcia do Colégio Dom Jaime Câmara

 

 

15, quinta-feira

 

  • 14h -  Gestão dos resíduos no poder público: a experiência do Poder Judiciário de SC - Elizete Lanzoni Alves, mediadora: Glória Clarice – Gerente DVCOA
  • 15h – Saneamento Ambiental – Analúcia de Andrade Hartmann, procuradora regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal de Santa Catarina, mediadora Joseane Rosa, educadora ambiental da Comcap
  • 17h – Visitação ao Circuito e Museu do Lixo

 

 

17, sábado

 

  • 9h às 12h - Visitação aberta ao público em geral

 

 

18, domingo

 

 

  • 9h – 12h - Visitação aberta ao público em geral

 

 

O que é o Museu do Lixo

Museu do Lixo, instalado pela Comcap em 25 de setembro de 2003, tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos quatro érres (4Rs) – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

Nasceu de um sonho de mais de 10 anos de um grupo de empregados da Comcap que pretendia resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.

 

As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva da Comcap. Hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados.  

 

Saiba mais

 

  • O Museu faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) da Comcap, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Recebe cerca de 6 mil visitantes ao ano, mediante agendamento prévio
  • Possui área de 200 metros quadrados
  • Milhares de itens em processo de catalogação
  • Coleções em destaque: ferros de passar roupa, latas de refrigerante e de cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefone e computadores
  • Instalação feita em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reutilizados
  • Criação de personagem – Neiciclagem, o embaixador do meio ambiente – para monitoria ambiental e oficinas de reciclagem.

 

Agendamento de visitas:

(48) 3261 4808
educacao.ambiental@comcap.org.br


galeria de imagens