Gestão de Resíduos (SMMA)

13/06/2014 - Meio Ambiente
Educação ambiental da Comcap faz ação no Ticen
Com abordagem artística, Dona Tainha, Vento Sul e Reiciclagem orientam para separar resíduos e nunca jogar lixo no chão

foto/divulgação: Natália Maia/Comcap

Ação da educação ambiental da Comcap no Ticen: Vento Sul, Dona Tainha e Reicilagem

A equipe de conscientização ambiental da Comcap realiza nesta sexta-feira (13) mutirão educativo em frente ao Ticen, no centro de Florianópolis. O eventio faz parte da programação das Semanas Nacional de Meio Ambiente (1º a 7 de junho) e Municipal de Reciclagem Doméstica (15 a 21 de junho).


As abordagens são feitas pelas personagens Dona Tainha e Vento Sul, interpretadas por Joseane Rosa e Ricardo Conceição, Reiciclagem, de Valdinei Marques, e Bad Bituca, de Danilo Stank.

De acordo com a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap, Glória Clarice Martins, a ação, em parceria com a Floram, tem foco na importância da separação dos resíduos para reciclagem nos domicílios e na redução de microlixo jogado às ruas da Capital.

 

Produção de resíduos

Todo dia, a Comcap retira das ruas do Centro em torno de 300 sacos de lixo, o que corresponde a 6 toneladas de resíduos. Apenas 40% desses materiais são colocados nas papeleiras; 60% ainda são jogados no chão. Para varrer e recolher todo esse lixo, a Comcap ocupa 200 pessoas na área da Divisão Operacional Centro. “Jogar lixo no chão é feio e custa caro à cidade”, alerta a equipe de educação ambiental da Comcap.

Fora os serviços de varrição e de manutenção das papeleiras, a Comcap oferece aos moradores e usuários dos domicílios situados na região central de Florianópolis serviços diários de coleta seletiva e convencional. A cada dia, são recolhidas em média 10 toneladas de materiais recicláveis e 100 toneladas de lixo misturado (coleta convencional) só do Centro da cidade.


Às margens de rodovias, em toda a cidade, também tem aumentado muito a quantidade de resíduos lançados de forma incorreta.

 

Além dos agendamentos de visitas monitoradas ao circuito e Museu do Lixo, a Divisão de Conscientização da Comcap participou da seguinte programação nas últimas semanas:

 

  • 31 de maio, sábado

 

Evento Cidade Melhor, promoção CDI, na Lagoa da Conceição.

Atividade da Dvcoa/Museu do Lixo: Instalação arte-educativa, entrega de material educativo e informações sobre serviços da Comcap.

 

  • 3 de junho, terça

 

V Seminário Regional de Educação Ambiental – GTEA RH08, Showroom Pedra Branca Sustentável – Palhoça 

Promoção: GTEA RH08/CIEA

Atividade da DVCOA: Apresentação Dona Tainha e Vento Sul, organização do evento e capacitação através das palestras, oficina de máscaras com caixas longa vida para crianças das escolas visitantes.

 

  • 4 de junho, quarta

 

Mutirão de limpeza, promoção Floram, no Parque da Luz

Atividade da DVCOA: Integração com DPLP

 

 

  • 5 de junho, quinta

 

Blitz Ambiental na Avenida Beira-mar Norte, promoção da Floram

Atividade DVCOA: Instalação arte-educativa com resíduos produzidos na região, participação da equipe EA no evento com informações dos serviços da Comcap.

 

Semana Meio Ambiente da Eletrosul

Atividade da DVCOA: Apresentação Dona Tainha e Vento Sul, Exposição do museu – instalação arte-educativa (Oficina de confecção da bandeira do Brasil com material reciclável), vídeo  Museu do lixo – 10 anos.

 

  • 6 de junho, sexta

 

Semana Meio Ambiente TRT-SC

Atividade da DVCOA - Palestra de sensibilização e apresentação Dona Tainha e Vento Sul para servidores e magistrados.

 

  • 10 de junho, terça

 

Semana Meio Ambiente TJSC Promoção TJ – Museu do Judiciário

Atividade da DVCOA: Apresentação Chico e Benta