Gestão de Resíduos (SMMA)

12/07/2014 - Serviços
Comcap recolhe doações a vítimas de enchente
Ação social da Comcap foi realizada na tarde de sábado; donativos serão encaminhados ao programa Mesa Brasil

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Roteiros do Bem

Antônio Brandel Filho já havia separado cama, cobertores, tapetes, brinquedos, roupas e sapatos para as vítimas das enchentes em Santa Catarina. Ia colocar no carro e seguir em direção às áreas atingidas. Foi quando, esta semana, soube que a Comcap faria o recolhimento dos donativos.


“Iria lá fazer as doações, mas como é a mesma finalidade, aproveitei essa ação da Comcap. Saí de Lauro Müller há 40 anos, quando houve aquela grande enchente em Tubarão. Então, sei o que é passar por isso. Podendo ajudar, é o que se deve fazer”, disse o morador do Santa Mônica, na Capital, ao contribuir com a ação Roteiros do Bem.

 

Com três equipes voluntárias, a Comcap recolheu doações de porta em porta nos bairros Coqueiros e Balneário, no Continente, Santa Mônica, Jardim Anchieta e Parque São Jorge, na Bacia do Itacorubi. Também foram recebidas doações nas bases operacionais e sede da Comcap. No total, quase uma tonelada deve ter sido arrecadada. As doações serão aferidas nesta segunda-feira e entregues ao programa Mesa Brasil do Sesc, que cuidará da logística de distribuição dos donativos.

 

Feliz de quem ajuda

 

 “Hoje estou indo pra casa feliz”, disse no início da noite o supervisor da coleta convencional Márcio Ribeiro Da Silva, que neste sábado à tarde trabalhou como motorista no “roteiro do bem”. Na companhia dos garis da coleta seletiva Rudinei Manoel e Eder Bernardino, recolheu 490 quilos de alimentos, roupas e móveis nos bairros da Bacia do Itacorubi. No carro de som, nos três “roteiros do bem”, trabalhou o gerente da Divisão de Coleta Diurna, Zenilto Custódio da Silva.

 

No Continente, os “roteiros do bem” foram feitos pelos motoristas José Luiz Xavier Branco, Jorge Enéas Marés e Osvani Cantalício Gonçalves, o Ninha, apoiados pelo supervisor Dejair Dário Claudino. Os garis da seletiva Volnei José da Silva e Elton Manoel da Silveira, que prontamente toparam o trabalho voluntário, seguiam trançando a rua de um lado a outro, alertando os moradores: “Ão, ão, olha o caminhão da doação”. Leonel Machado Rodrigues Jr tem apenas um ano de Comcap, acha que é uma boa empresa para se trabalhar e aprovou a experiência da ação social. 

 

Durante a semana, a divulgação em carro de som foi feita pelo motorista da equipe de educação ambiental da Comcap, Sebastião José Schneider, o Tião.


Obrigação de ajudar

 

 “Não fazemos mais do que a obrigação: ajudar a quem precisa”, concordaram todos que, pela manhã, haviam cumprido sua jornada de trabalho e, à tarde, de forma voluntária, participaram dessa inédita operação de solidariedade na Comcap.

 

De acordo com o diretor de Operações da Comcap, Marius Bagnati, o governo do Estado, a Defesa Civil e a sociedade já estão ajudando, mas como é muito grande o número de atingidos que perderam tudo, a Comcap resolveu usar sua experiência em logística para facilitar as doações de quem mora em Florianópolis.

 

O gerente do Departamento de Coleta, Paulo Pinho, que coordenou a operação aprovou a experiência. Os roteiros foram desenvolvidos de forma bem mais lenta e com grande interação com os moradores. Quem não sabia da ação, mas quis colaborar, teve tempo para providenciar os gêneros.

 

Roteiros do Bem

Pessoas que trabalharam

 

Garis

 

  • Rudinei Manoel
  • Eder Bernardino
  • Volnei José da Silva
  • Elton Manoel da Silveira
  • Leonel Machado Rodrigues Jr 

 

 

Motoristas

 

  • José Luiz Xavier Branco
  • Jorge Enéas Marés
  • Osvani Cantalício Gonçalves, o Ninha

 

 

 

Chefias

 

  • Zenilto Custódio da Silva, gerente da Divisão de Coleta Diurna 
  • Márcio Ribeiro Da Silva, supervisor Coleta Matutina
  • Dejair Dário Claudino, supervisor Coleta Seletiva