Gestão de Resíduos (SMMA)

25/09/2014 - Governo
Comcap lança programa Amigos do Museu do Lixo
Aniversário de 11 anos será marcado com programa para adesão de colaboradores voluntários

foto/divulgação: Divulgação Comcap

Museu do Lixo

Em comemoração ao 11º aniversário, o Museu do Lixo da Comcap abre programa de voluntariado “Amigos do Museu do Lixo” para estudantes universitários. O espaço coordenado pela equipe de Educação Ambiental da Comcap conta hoje com mais de 7 mil itens de acervo e visitação monitorada de 6 mil pessoas ao ano.


Nesta sexta (26), às 14 horas, será lançado o programa e formalizadas as primeiras adesões ao voluntariado. Também haverá programação de música, dança, entrega do jogo Rei Sustentável e Eco Aventura da SC Games, exposição de fotos e apresentação de filmes.

 

“Resolvemos juntar o útil ao agradável: a grande demanda interna de trabalho para organização do acervo e a grande procura externa para colaborar com o Museu do Lixo”, aponta a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap, Glória Clarice Martins, para justificar a implantação. O programa, acrescenta, segue as diretrizes da Lei do Serviço Voluntário, de fevereiro de 1998.

 

Com as mudanças projetadas para melhoria do CTReS, informa a direção da Comcap, o Museu do Lixo vai ganhar novas funções nos próximos anos, como as de troca, empréstimo e recuperação de mercadorias, orientadas pelas tendências de consumo colaborativo que reduzem a produção de resíduos sólidos, alongando a vida útil e compartilhando o uso de produtos e objetos.

 

Museu do Lixo fica na Rodovia Admar Gonzaga, 72 – Itacorubi – (048) 3261-4808 (em frente ao Cemitério do Itacorubi)

Programação para 11º Aniversário do Museu

Horário

Atividade

14:00 – 14:10

Abertura com fala sobre o Museu, seus 11 anos, equipe EA.

Música do Roberto Carlos – É Preciso Saber Viver, com Ricardo Conceição

14:10 – 14:30

Solenidade com gerente e diretoria

14:30 – 14:40

Parabéns ao Museu

14:40 – 14:50

Lançamento do Programa Voluntariado “Amigos do museu do Lixo”

14:50 – 15:00

Apresentação SC Games: Rei Sustentável e Eco Aventura

15:00 – 15:30

Músicas com Rô Conceição – da Banda Iriê

15:30 – 15:45

Os Bioagradáveis

15:45 – 16:05

Bento, o catador de materiais recicláveis

16:05 – 16:25

Encontro dos personagens que nasceram no Museu

16:25 – 16:35

Resgate de peça do Museu – Depoimento Fábio Luiz neves

16:35 – 16:45

Dança Circular

16:45

Encerramento com agradecimentos aos presentes e lanche – música com Sr. Luizinho

Período integral

Fotos / filme no data show e fotos no painel – atividades da educação ambiental  da Comcap

 

Projeto Divisão de Conscientização Ambiental/Departamento Técnico da Comcap

Programa de voluntariado Amigos do Museu do Lixo

Caracterização

 

Considera-se serviço voluntário no âmbito do Museu do Lixo – Comcap - a atividade não remunerada, prestada por pessoa física que preencha os requisitos necessários:

 

I - ter mais de 18 anos.

II - possuir carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação;

III – disponibilizar de, no mínimo, 4 (quatro) horas semanais para trabalhar in loco.

 

O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista,

previdenciária ou afim, não substituindo cargo ou função prevista no quadro funcional da Comcap.

 

O serviço voluntário no Museu do Lixo será utilizado para as atividades de apoio, abarcando linhas de trabalho, firmadas pela equipe da DVCOA semestralmente.

 

A Equipe de Educação Ambiental da DVCOA irá:

 

I – coordenar a implementação do programa;

II – orientar e supervisionar as ações do programa;

III – criar e manter atualizado o Cadastro de Voluntários;

IV – formular o(s) Plano(s) de Trabalho dos Voluntários;

V – consolidar um relatório semestral do Programa de Voluntariado, onde constará avaliação, resultados alcançados e consolidação de novas linhas de trabalho, conforme as necessidades do Museu do Lixo – COMCAP.

 

 

Procedimentos

 

Para aderir ao Programa de Voluntariado do Museu do Lixo – COMCAP – o voluntário deverá preencher termo de adesão, ficha cadastral de voluntário, onde constará seu plano e horário de trabalho e a Lei do Serviço Voluntário. Todos os documentos deverão ser devidamente preenchidos e assinados para consolidar a aderência ao Programa.

 

Justificativa

 

Tendo em vista a expressiva quantidade e variedade de obras literárias e peças doadas ao Museu do Lixo nos últimos anos, a equipe de Educação Ambiental da DVCOA vê a necessidade da efetivação do espaço destinado à biblioteca dentro do espaço do Museu do Lixo, bem como a organização do acervo do Museu e elaboração de seu Plano Museológico, abrindo espaço para pessoas físicas interessadas em colaborar na organização da estrutura do museu, na criação de arte e capacitações.

Para tanto, faz-se necessária a atuação de profissionais da Biblioteconomia, Arte, Museologia e/ou História a fim de que sejam feitas a triagem, a classificação adequada das obras e ainda um sistema de empréstimo, além de uma proposta de uma ferramenta de gestão para o Museu, além de artistas, artesões, artífices e técnicos.

Ciente da impossibilidade de contratação de pessoal, a DVCOA propõe o presente Programa de Voluntariado, direcionado a conseguir voluntários, desde que sejam estudantes de graduação dos cursos de Biblioteconomia, Museologia e/ou História da UFSC e/ou da UDESC, além de colaboradores individuais quando dos trabalhos relacionados a infraestrutura física e dos objetos. Os voluntários atuariam no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos - CTReS, localizado no bairro do Itacorubi.