'> Gestão de Resíduos (SMMA)

Gestão de Resíduos (SMMA)

29/09/2014 - Serviços
Direção da Comcap se empenha em evitar greve
Motivos que colocaram funcionários em 'estado de greve' são descabidos; empresa se mantém aberta ao diálogo e investe como nunca

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Novos equipamentos para limpeza pública (minicarregadeiras)

A direção da Comcap considera descabidos os motivos que colocaram seus fiuncionários em estado de greve, conforme decisão de assembleia divulgada pelo sindicato (Sintrasem). Faltando dois meses ainda para a data-base da categoria, a eventual greve interromperia serviço essencial à cidade sem que a empresa sequer conheça a pauta de reivindicações deste ano.

Motivos alegados, como a falta de investimento, não correspondem à verdade. A Comcap tem comunicado ao sindicato, com antecedência e de forma regular, sobre as importantes melhorias que opera nos últimos meses. Está sempre aberta a sugestões para melhorar procedimentos e resultados. Tem investido, como nunca, na compra de equipamentos e em mudanças logísticas para melhorar as condições de trabalho.

A assembleia desta terça-feira, 30 de setembro, como oficializou o sindicato à empresa, deveria servir para definir a pré-pauta do acordo coletivo de trabalho (a ser discutido em novembro). O acordo em vigência tem 88 cláusulas e garantiu a maior malha de proteção social, com estabilidade de três anos e ganho real de 1,5%, e a melhor remuneração para o setor de limpeza urbana no Brasil. 

O direito à greve no serviço público exige que a negociação seja buscada ao máximo e de boa-fé. Em semana que antecede as eleições, quando a população espera que a Comcap cumpra seu dever de manter a cidade limpa, a paralisação seria por demais inoportuna. Portanto, em favor do interesse público, a greve, se houver, será prontamente denunciada à Justiça, conforme antecipa o presidente da companhia, Acácio Garibaldi.

Investimento como nunca

A Comcap, com suporte da sua acionista exclusiva, a Prefeitura de Florianópolis, tem feito os maiores investimentos da história da empresa. Até novembro, estarão incorporados à frota 15 novos caminhões, 12 coletores de resíduos, dois roll-on-roll-off e um sucateiro para coleta de vidro. Já estão prontas para entrar em operação duas novas minicarregadeiras, uma retroescavadeira, mais três cortadores de grama giro zero.


Só nos caminhões, o investimento é de R$ 3,3 milhões. A Comcap está implantando, neste momento, coleta especial de vidro para evitar acidentes com garis e preservar o equipamento coletor. Também vai aplicar R$ 371 mil na compra de equipamentos para limpeza da orla, que permitirão uma economia de R$ 390 mil na contratação de mão de obra temporária para o Verão.

Nova base operacional no CTReS: mais conforto e menos desperdício de tempo

O Departamento de Limpeza Pública da Comcap já opera hoje a partir das bases do Continente (no Monte Cristo), do Sul (no Morro das Pedras) e do Norte (em Canasvieiras). Está em  implantação a quarta base operacional no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos  (CTReS), no Itacorubi.


Esse é mais um ponto estratégico para aproximar a equipe do local de trabalho. Com a mudança, o trabalhador ganhará em conforto, a empresa com a redução de horas perdidas no trânsito e até a cidade ganha com menor impacto na travessia das  pontes.

Como está sendo planejada a mudança

Hoje, em torno de um terço das pessoas que trabalham no DPLP ainda precisa bater ponto na sede do Estreito. As demais já registram a entrada nas bases operacionais, ou nos módulos espalhados pela cidade.

A nova base do CTReS concentrará as equipes que atuam na Bacia do Itacorubi, no Leste e no Norte da Ilha. Conforme estudo técnico desenvolvido pela empresa, 265 operacionais ocupados hoje nas divisões de limpeza pública, remoção e planejamento e logística deixarão a sede no Estreito e passarão a ser atendidos no CTReS, onde foi ampliado o refeitório e estão em  andamento as obras de infraestrutura necessárias, como ampliação do refeitório e dos vestiários e sanitários masculino e feminino.

A mudança será uma troca de instalações entre o DPLP e o Departamento Técnico (DPTE) que vem do CTReS para a 14 de Julho, onde está instalada a sede administrativa da empresa. Esta mudança não tem nada a ver com eventuais projetos futuros de mudança da sede, mas atende parte da demanda de redução de impacto de vizinhança no Estreito.

Para garantir a funcionalidade da nova base operacional, também serão instalados no CTReS postos avançados de recursos humanos, serviço de segurança e medicina do trabalho,  manutenção e transporte e almoxarifado.

E o que é mais importante: dos 261 empregados que serão transferidos, os 178 que moram fora de Florianópolis serão atendidos com transporte especial, em processo de licitação pela Comcap. Hoje, a empresa gasta R$ 80 mil ao mês com o vale transporte dessas pessoas e passará a economizar entre R$ 25 mil e R$ 30 mil ao mês com a nova modalidade. E as pessoas ainda ganharão tempo e conforto no deslocamento.

O mesmo não poderá ser feito para os 83 que residem em Florianópolis, por questão de legislação.

 

Base operacional CTReS – Itacorubi

Transferência do Departamento de Limpeza Pública – Divisões Operacional Leste-Oeste, de Remoção Especial e de Planejamento e Logística

261 empregados operacionais

Quantidade de pessoas

Procedência

Como é

Como fica

Vantagens

 

 

83

Florianópolis

- 58 moradores da Ilha de SC

- 25 do Continente

Batem ponto na sede do Estreito e seguem, em transporte da empresa, para os roteiros de trabalho na Bacia do Itacorubi e no Leste da Ilha.

Baterão ponto na base operacional do CTReS. Terão vale transporte correspondente

Economizarão tempo de deslocamento, em transporte da empresa, até o local de trabalho. A maioria, que já mora na Ilha, deixará de atravessar as pontes em horários de fluxo.

178

Municípios vizinhos

- 1 morador de Antônio Carlos

- 24 moradores de Biguaçu

- 1 de Governador Celso Ramos

- 19 de Garopaba

- 1 de Imbituba

- 16 de Paulo Lopes

- 65 de Palhoça

- 50 de São José

- 1 de São Pedro de Alcântara

Batem ponto na sede do Estreito e seguem, em transporte da empresa, para os roteiros de trabalho na Bacia do Itacorubi e no Leste da Ilha.

Comcap gasta em torno de R$ 80 mil ao mês para fornecer vale transporte.

Serão atendidos por transporte especial a ser contratado pela Comcap.

A empresa vai economizar até R$ 30 mil ao mês com essa nova modalidade de custeio no transporte.

Hoje perdem tempo no pinga-pinga até chegar à empresa. Poderão sair de casa mais tarde e serão conduzidos diretamente ao CTReS, mais próximo do roteiro de trabalho. Terão maior conforto no transporte exclusivo.

 

Outras garantias da direção da Comcap:

 

  • As mudanças na rotina do empregado têm sido formalmente comunicadas pela empresa com 30 dias de antecedência, conforme estabelece o acordo coletivo. Nenhuma delas fere direitos já adquiridos pelos trabalhadores.

 

  • A Comcap, além de fornecer vale alimentação de R$ 510 por mês a todos os trabalhadores com jornada de seis ou oito horas, dá direito aos de maior jornada a uma refeição de qualidade fornecida na empresa pela Mirantes Restaurante.

 

  • Para atender exigência do Ministério Público de Santa Catarina de minimizar impactos de vizinhança na sede do Estreito e do Ministério Público do Trabalho, de tornar mais seguro o transporte do garis, a Comcap avança na política de descentralização operacional também no Departamento de Coleta. A partir deste Verão, os roteiros de coleta do Norte da Ilha serão feitos a partir da base Norte. Hoje todos os caminhões e parte dos garis ainda saem do Estreito.
  • As punições de três motoristas da coleta, suspensão já cumprida de três dias por direção perigosa, não serão revistas pela direção da Comcap. São de âmbito administrativo e foram flagradas pela presidência da empresa a partir de denúncia de contribuinte preocupado com o procedimento dos mesmos ao trafegar pela Avenida Beira-mar Norte em direção ao Estreito.
  • Também será mantido o rigor na responsabilização pelo mau uso dos equipamentos e na penalização por atitudes criminosas contra o patrimônio da empresa (de origem pública), como o furto que ocorreu na semana passada. A ocorrência foi devidamente denunciada à Polícia, que localizou o produto do roubo na residência de um ex-empregado recentemente beneficiado com plano de demissão incentivada (PDI) e ouviu todos os envolvidos. Os culpados serão demitidos.
  •  A alteração no horário de trabalho dos empregados lotados na Divisão de Coleta Noturna, prevista para 15 de outubro, não afeta a coleta convencional no Centro da cidade e foi feita com base em critérios técnicos do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos. Com o objetivo de evitar a sobreposição dos turnos da tarde e da noite, ampliando o tempo para manutenção da frota e evitando a falta de caminhões no turno da noite. Recentemente, o sindicato impediu a saída da coleta noturna até que todos os caminhões estivessem em condições de uso, provocando atrasos na coleta e elevados custos em horas extras.  A mudança beneficia o usuário do sistema, com a redução de falhas na coleta em ruas onde o acesso era prejudicado por engarrafamentos e com maior diferenciação de horário para a coleta seletiva e a convencional. 


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