Gestão de Resíduos (SMMA)

09/10/2014 - Serviços
Melhorias nas instalações da Limpeza Pública
Módulo do Saco dos Limões foi reformado e passa a se chamar Jardel Margarida, em homenagem ao motorista da remoção

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Inauguração Módulo Jardel Margarida

A direção da Comcap entrega nesta sexta-feira (10) o Módulo Jardel Margarida, no Saco dos Limões. O espaço foi ampliado e reformado e serve como base de apoio aos serviços de limpeza pública. Em toda a Capital, a Comcap mantém 35 módulos de limpeza pública. Essas unidades descentralizam e dão agilidade aos serviços de varrição.

 

Três desses equipamentos são relativamente novos, como os da rua Humaitá e da praça Roberto Oliveira, no Estreito, e o da gruta da avenida Madre Benvenuta, na Trindade. Esse último, inaugurado em 2012, foi batizado Módulo Vilma Maria Simão, em homenagem à auxiliar operacional aposentada que trabalhou duas décadas na Comcap, na maior parte cuidando da Passarela Nego Quirido.

 

Desta vez, a homenagem é para o motorista Jardel Margarida, que entrou na empresa em 31 de maio de 1982 e permaneceu até agosto do ano passado, quando faleceu vítima de problemas cardíacos. Como lembrança à família, que foi convidada para o descerramento da placa de inauguração do módulo, nesta sexta, às 13h, será entregue uma miniatura do caminhão caçamba 335 que, por muitos anos, foi conduzido por Jardel. A peça foi doada por Joaquim de Souza, gerente da Divisão de Serviços Gerais da Comcap, que faz miniaturas de equipamentos da companhia em geral com madeira reciclada. 

 

Novos módulos em implantação

A Comcap vai colocar em operação em breve novo módulo de limpeza pública na Praça Santos Dumond, na Trindade, e no espaço anexo ao Terminal da Lagoa da Conceição que foi cedido à empresa pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

As duas iniciativas integram o esforço da companhia em descentralizar os serviços, melhorando suas instalações e as condições de acesso e de trabalho aos empregados. Para isso, também estão em andamento obras no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS) no Itacorubi para onde deve ser transferido parte do Departamento de Limpeza Pública.  

Módulos de limpeza pública

  • 8 no Centro
  • 7 no Continente
  • 6 no Norte da Ilha (mais a base operacional em Canasvieiras)
  • 5 no Leste
  • 4 na Bacia do Itacorubi
  • 5 no Sul da Ilha (mais a base operacional do Morro das Pedras)

 

Novos equipamentos para a coleta de resíduos

Esta semana, a Comcap recebeu caminhão com guindaste para coleta seletiva de vidro em contentores de grande porte (2,5 metros cúbicos). O investimento de R$ 329 mil foi viabilizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis com recursos do Badesc e vai permitir a instalação de 10 contentores para embalagens de vidro no Continente. Pelo novo sistema, a Comcap vai oferecer ao usuário esses locais de entrega voluntária (LEVs) de vidro, reduzindo riscos de acidentes e danos aos equipamentos coletores da convencional e da seletiva.

 

Até novembro, 15 novos caminhões serão incorporados à frota da companhia.  São 10 compactadores e dois baús, adquiridos em agosto, dois roll-on-roll-off para resíduos volumosos, que já estão no pátio da empresa, e o sucateiro de vidro. Os 12 caminhões coletores foram comprados com recursos próprios e os do tipo roll-on-roll-off em convênio com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.