Gestão de Resíduos (SMMA)

04/11/2014 - Serviços
Começam a chegar novos caminhões da Comcap
Empresa investe mais de R$ 4 milhões na renovação da frota

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Dois novos compactadores de 19 metros cúbicos

Dois novos caminhões compactadores chegaram nesta segunda-feira (3) ao pátio da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) e foram vistoriados pelo presidente Acácio Garibaldi Filho. Até o final de novembro, a empresa terá incorporado à frota 15 novos caminhões (12 coletores de resíduos, dois roll-on-roll-off e um sucateiro para coleta exclusiva de vidro). 

Os novos caminhões compactadores tem sistema de vedação que praticamente elimina o vazamento de chorume.

Com esse reforço, a companhia colocará em prática, por exemplo, a descentralização da coleta no Norte da Ilha já neste Verão.
Também estão chegando à empresa duas vans para melhorar as condições de transporte de pessoal. Os investimentos em veículos superam R$ 4 milhões.

Padrão Comcap de equipamento para seletiva

O gerente do Departamento de Manutenção e Transporte da Comcap, Pablo Colombo, informa que a especificação de compra destes novos caminhões baús foi feita de forma compartilhada com o Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos. “Não só os técnicos, mas os garis também foram ouvidos de modo que estes são os melhores caminhões que já tivemos”, garante Colombo.


As principais qualidades do modelo são estribo com altura regulável, alça de segurança da grade, proteção térmica e ventilação interna no baú, que é forrado com compensado náutico.

A partir desse modelo, informa o gerente, a Comcap cria um padrão de equipamento, colaborando inclusive com o fabricante. “No Brasil há muitos modelos de caminhão baú; este passa a ser o padrão Comcap e é tão bom que deve ser adotado em outras cidades”, aponta. O equipamento tem capacidade para 30 metros cúbicos de resíduos, o que equivale a 10 toneladas de carga.

 

Melhor condição de transporte

 

Três vans foram adquiridas pela Comcap para o transporte nas bases operacionais. Vão servir especialmente à Operação Verão, informa o gerente do Departamento de Limpeza Pública, Patrick Coelho, para deslocar o pessoal com maior conforto e segurança.