Gestão de Resíduos (SMMA)
O sistema de registro de preços para compra de peças, instituído pela Comcap em setembro do ano passado, além de atender aos princípios de legalidade, controle e transparência, tem permitido à companhia reduzir custos de manutenção com a frota.
Em janeiro, por exemplo, os gastos do Departamento de Manutenção e Transportes (DPMT) da Comcap com aquisição de peças caíram de R$ 93 mil para R$ 83 mil em relação a 2014. Isso com a coleta operando com uma média de 700 toneladas/dia, bem acima das 450 toneladas em média da baixa temporada.
A diminuição também tem a ver com o investimento de mais de R$ 5 milhões em novos equipamentos. Com a incorporação à frota coletora de 12 novos caminhões coletores (10 compactadores e dois baús), diminuem as demandas de consertos mais caros e demorados.
Economia de até 60%
Na soma dos custos de manutenção, com peças e serviços, a economia é maior ainda.
Apesar de a frota de caminhões coletores ter aumentado 23% (com 12 novos caminhões coletores), a Comcap registrou uma redução de 44% nos custos de manutenção em dezembro e de 59% em janeiro.
Custos de manutenção da frota (DPMT) |
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Dezembro 2013 |
Dezembro 2014 |
Resultado |
685 ordens de serviço |
768 ordens de serviço |
economia de 44% |
R$ 181 mil |
R$ 100 mil |
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Janeiro 2014 |
Janeiro 2015 |
Resultado |
1002 ordens de serviço |
913 ordens de serviço |
economia de 59% |
R$ 245 mil |
R$ 100 mil |
A licitação por registro de preço, que já vinha sendo praticada pela Comcap na compra de sacos plásticos e outros itens de consumo frequente, permite uma economia global entre 37% e 40% na compra de peças.
Os preços praticados são estipulados pela tabela nacional do sistema Audatex, a mesma usada tanto pelas prefeituras de Florianópolis, São Paulo e Santos como pelo Exército Brasileiro.
A qualidade das peças que vêm sendo fornecidas está dentro do previsto pelo edital. Quando há desconformidades com o contrato, as peças são devolvidas.
O desconto sobre os valores das peças foi proposto pelos vencedores em licitação pública como recomenda a legislação.
O novo sistema permite maior controle da direção da empresa sobre a aquisição de peças.
Em casos de demora no fornecimento das peças, a Comcap notificou as empresas contratadas, justificando a compra no mercado local para evitar prejuízos a serviço essencial como coleta de resíduos sólidos e limpeza pública.