Gestão de Resíduos (SMMA)

11/09/2015 - Serviços
Sábado é dia de Feira de Orgânicos no Centro
Produtores rurais da Grande Florianópolis fornecem alimentos sem agrotóxicos direto ao consumidor

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Eliane Haschel Junckes na Feira de Orgânicos Viva a Cidade com promoção de folhosas a R$ 1,50

Todo sábado tem novidade na Feira de Orgânicos Viva a Cidade, das 9 às 13 horas, no Terminal Cidade de Florianópolis.

Neste sábado, observa Anderson Romão, o coletivo de agricultores de Biguaçu vai oferecer batata doce tradicional, branca, mais as variedades roxa e amarela.

Todas, claro, de produção orgânica.

A batata doce roxa, informa ele, foi desenvolvida pela Epagri e o plantio estimulado entre os produtores rurais da Grande Florianópolis.

Vitrine 

A Feira de Orgânicos Viva a Cidade, lembra o presidente da Comcap, Marius Bagnati, é a vitrine de um projeto maior para uma alimentação de qualidade em Florianópolis. 

“A feira é muito importante para aproximar o produtor do consumidor, mas é o primeiro passo de um projeto ainda maior de agricultura urbana, com a recuperação por meio da compostagem dos resíduos orgânicos que representam pelo menos um terço de tudo o que vai para aterro sanitário”, apontou Bagnati. No passado, lembrou, com a criação dos cestões do povo (hoje Direto do Campo), a Comcap estimulou a agricultura convencional e a regulação dos preços de hortifrutigranjeiros. “Agora, é hora de fazer isso por alimentos mais saudáveis”, aposta Bagnati.

 

A feira de produtos orgânicos (livres de defensivos agrícolas e cultivados com responsabilidade social e ambiental) é uma ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) e Comcap, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cepagro e organizações privadas e colaborativas que trabalham com recuperação de resíduos orgânicos e com produção e comercialização de produtos agroecológicos.


galeria de imagens