Gestão de Resíduos (SMMA)

22/09/2015 - Serviços
Sipat na Comcap aborda prevenção em saúde
Este ano já ocorreram 208 acidentes de trabalho na Comcap

foto/divulgação: Tiago Bento

Atividades durante o Sipat 2015.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) na sede da Comcap segue até sexta-feira com atrações e atividades sobre prevenção em saúde. "Os acidentes mais frequentes são torções causadas por piso irregular. A pressa é um fator agravante, mas há também o desgaste da atividade", apontou Dhaniel Mujica de Almeida, gerente da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Comcap. "É um trabalho pesado, no sol e na chuva, por ruas e calçadas muitas vezes esburacadas."

 

Neste ano, ocorreram 208 acidentes do trabalho na companhia, 70% deles afetaram garis, os profissionais que cuidam da coleta de resíduos sólidos. As principais causas de cortes e torções foram piso irregular, choque contra equipamento e objetos perfurocortantes. Boa parte desses fatores, observou Mujica, como ruas e calçadas esburacadas, acondicionamento incorreto dos resíduos e acidentes de percurso, fogem ao controle direto da empresa.

 

A companhia tem trabalhado na capacitação gerencial e operacional, direcionando a execução das atividades às normas de segurança do trabalho. “Temos de trocar a pressa pelo cuidado”, orientou o gerente. “Focamos a diminuição do ritmo de trabalho da coleta de resíduos para que os garis possam transpassar, sem acidentes, os problemas de acondicionamento e das vias." A empresa também trata de intensificar a orientação ao usuário do sistema de coleta.

 

Comissão interna pede cuidado à população

O presidente da Cipa, Mário Garcêz, chama atenção para que a população acondicione melhor os resíduos sólidos. "Grande parte do motivo dos acidentes é o mau acondicionamento dos resíduos pelos moradores, que muitas vezes acabam colocando vidro e latas sem o devido cuidado, o que acarreta os acidentes com cortes, por exemplo."

 

Por outro lado, observou, a Comcap vem combatendo certas práticas como a "correria" para concluir os roteiros de coleta e, como já faz há muitos anos, exigindo o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

A empresa, afirmou Garcêz, também tem orientado para a relevância da ginástica laboral. Todos os garis devem fazer atividades físicas de aquecimento e alongamento antes de sair para os roteiros, diminuindo o risco de acidentes. A Comcap contrata instrutores físicos para isso e as rodas de ginástica ocorrem em todos os turnos.

 

Importância da ginástica laboral

 

 "A prevenção ajuda tanto na parte da empresa, que se predispõe a evitar acidentes de trabalho, e também para o empregado, que além de prevenir danos físicos, evita o afastamento do trabalho", analisa Garcêz.

 

 No primeiro dia, pela parte da tarde, foram oferecido cortes de cabelo gratuitos realizados em parceria com o Senac. O calendário de eventos busca trazer a importância da prevenção de acidentes com palestras sobre saúde e ginástica laboral.

 

 

Em 2015

 

  • 208 acidentes foram registrados na Comcap, sendo 15 no trajeto para o trabalho.
  • Os maiores causadores são: piso irregular, choque contra equipamento e objetos perfurocortantes.
  • A maior parte dos acidentes decorre de situações que fogem ao controle direto da empresa como ruas e calçadas esburacadas, acondicionamento incorreto dos resíduos e acidentes de percurso.
  • Internamente, o foco do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) é a capacitação e a diminuição do ritmo na execução dos serviços.

 

 (Matéria feita pelo estagiário Tiago Bento sob coordenação da jornalista Adriana Baldissarelli)


galeria de imagens