Gestão de Resíduos (SMMA)

24/09/2015 - Continente
Museu do Lixo da Comcap completa 12 anos
Parceiros e escolas fazem apresentações na festa de aniversário nesta sexta-feira

foto/divulgação: Simone Bobsin

Museu do Lixo da Comcap

O Museu do Lixo da Comcap chega aos 12 anos como prática de educação recomendada pelo Ministério do Meio Ambiente. Desde o ano passado, o circuito ecológico mantido pela Divisão de Conscientização Ambiental da empresa compõe a plataforma Educares, que reconhece experiências de educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. “Com o Museu do Lixo trabalhamos para ter pessoas mais conscientes de sua responsabilidade ambiental e social”, apontou o presidente da Comcap, Marius Bagnati.

 

Todo ano, em torno de seis mil pessoas fazem as visitas monitoradas no Centro de Valorização de Resíduos (antigo CTReS), no Itacorubi.

 

Nesta sexta-feira, a festa de aniversário do Museu do Lixo coincide com a data exata da instalação, em 25 de setembro de 2003. Naquela ocasião, o sonho de uma década de empregados da Comcap, como a engenheira sanitarista Flávia Guimarães Orofino, começou a tomar forma pelas mãos de Valdinei Marques. O auxiliar operacional foi então designado para coordenar o Museu do Lixo.

 

Planos de melhorar a estrutura

 

“O Museu do Lixo é um ímã de talentos e boas vontades, é mesmo impressionante que tenhamos conseguido ajudar as escolas a formar uma geração inteira de consumidores mais conscientes”, comentou Bagnati. Segundo ele, embora atividades dessa natureza pareçam mais apropriadas para organizações não-governamentais ou instituições da área de educação e arte, do que para uma operadora de coleta e limpeza pública, a Comcap entende o circuito e o museu como atividades essenciais para o saneamento ambiental.


“Com as metas ousadas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, temos de melhorar os indicadores de recuperação e reciclagem e isso depende, fundamentalmente, de mudanças de hábito das pessoas, para que produzam menos lixo, para que separem e deem destino correto aos resíduos.”

 

Os planos da atual diretoria da Comcap, informou o presidente, são de melhorar a estrutura do Museu do Lixo para receber melhor os visitantes.

 

Agenda de aniversário

 

  • 25 de setembro, 14h
  • Museu do Lixo da Comcap
  • Centro de Valorização de Resíduos (CVR)
  • Rodovia Admar Gonzaga (SC 404), 72, Itacorubi 

 

 

Atrações de teatro e música

Giuliano Valentini produz instrumentos musicais com materiais recuperados. Ele trabalha com crianças em situação precária e recentemente fez parceria com a Comcap. Neste aniversário do Museu, participa com uma apresentação da Gui One Man Band, e o did geridoo, instrumento feito com materiais reaproveitados.

 

Horário

Atividade

14h – 14h30min

Solenidade de abertura com fala sobre o Museu, seus 12 anos e relato da equipe EA. Entrega de certificado amigo do museu  a parceiros e parabéns ao museu.

14h30min – 14h40min

Iasmin, dança oriental  “o artista é um reciclador”

14h40min – 15h10min

Apresentação Colégio Dom Rafael  - Professora Adriana

15h10min – 15h30min

Apresentação do teatro com música do índio com Voluntário do Museu Cleitom – Inclusão do tema indígena no conteúdo do Circuito – as origens do Itacorubi

15h30min – 16h

O Pequeno Príncipe

16h – 16h30min

Apresentação do One Man Band – Giuliano Valentini

Período integral

Fotos / Vídeo no data show e fotos no painel – atividades da educação ambiental -  Comcap e exposição da Aluna Patrícia - EJA – Arte com resíduos.

CLIQUE AQUI para acessar a plataforma Educares

CLIQUE AQUI para assistir o vídeo do aniversário de 12 anos


galeria de imagens